Universo Ateneu: UniAteneu realiza 7ª edição do evento

O evento científico reuniu mais de 1200 inscritos e produziu cerca de 500 trabalhos

Encerrou-se na última sexta-feira, 30, mais uma edição do Universo Ateneu. O evento cientifico aconteceu durante os dias 28, 29 e 30 de novembro, envolvendo visitantes, alunos e professores da Graduação e Pós-Graduação em palestras, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos.

Com o tema “Os desafios para o profissional do futuro”, o encontro deste ano reuniu mais de 1200 inscritos e cerca de 500 trabalhos submetidos à arguição em banner e apresentações orais.

Iniciando na quarta-feira, 28, na quadra da Unidade Messejana, a solenidade de abertura começou com o discurso de duas alunas intercambistas, Yvana Vanesa e Melissa Galeano, vindas do Paraguai para estudar no curso de Design de Moda da instituição.

Em seguida, os espectadores participaram de duas palestras sobre empreendedorismo e carreiras e profissões com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e com o jornalista Fábio Pizzato.

Ao final da noite, o público ainda contou com sorteios de bolsas para cursos de língua estrangeira, graduação e pós-graduação, além de assistir o desfile “Moda e Lugar”, realizado pelo curso de Design de Moda, em parceria com a agência Fera Fashion Model’s Ceará. O desfile apresentou o olhar dos alunos sobre a arquitetura de prédios históricos e equipamentos culturais da cidade de Fortaleza.

Na quinta-feira, 29, aconteceram palestras e minicursos nos turnos da manhã e noite, abordando temáticas voltadas às especificidades de cada curso, e assim, contemplando todas as áreas de conhecimento.

No mesmo dia, ocorreu o I Simpósio Multiprofissional de Reabilitação de Anomalias e Deformidades Crânio e Bucomaxilofaciais da UniAteneu, realizado no Auditório da Unidade Lagoa.

Com o tema principal “Fissuras Labiopalatinas e Políticas Públicas”, o encontro reuniu importantes personalidades, como a Dra. Mayra Pinheiro, escolhida para assumir a Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde – SGTES, do próximo governo federal. Além desses, também estiveram presentes notórias entidades e profissionais da saúde, a fim de discutir as políticas de assistência social e de financiamento público para pacientes com anomalias e deformidades de crânio e bucomaxilofacial no Estado do Ceará e no Brasil.

Já a sexta-feira, 30, foi marcada pelas apresentações orais de trabalhos científicos e projetos interdisciplinares, promovendo a troca de experiências e divulgação das atividades de pesquisa realizadas pelos alunos da UniAteneu e de outras Instituições de Ensino Superior.

Para o Professor Dr. Jorge Lincolins, coordenador do VII Universo Ateneu e também nomeado coordenador do novo Curso de Odontologia da UniAteneu, a edição foi marcada de novidades, que certamente fizeram a diferença e a tornou um sucesso. “Sinto-me realizado em ter coordenado este grande evento. Ver o esforço e o trabalho de pesquisa de cada aluno, deu-me a certeza de que os desafios para o profissional do futuro foram bem discutidos durante esses três dias”, afirmou.

A comissão organizadora do evento, representada por Lincolins, ainda afirmou que a UniAteneu produzirá um e-book, com certificação ISBN, onde serão publicados os cerca de 500 artigos produzidos para o VII Universo Ateneu.

Confira abaixo algumas imagens dos três dias de evento.