SIT – STUDY ABROAD – WORLD LEARNING OF BRAZIL

Em outubro de 2013, a Faculdade Ateneu assinou convênio com a instituição estadunidense SIT – Study Abroad – a Program of World Learning of Brasil. Os assinantes do convênio são, do lado do SIT, o Professor. Dr. William Calhoun, e da parte da Faculdade Ateneu, o Diretor de Relações Institucionais, Professor Dr. Clúadio Rabelo Bastos.

O convênio promove o intercâmbio de alunos de graduação oriundos de diversos países, principalmente da Jordânia, Gana e, fundamentalmente, dos Estados Unidos. Ditos discentes se inscrevem no programa e pagam uma taxa que lhes permite viajar para Fortaleza, fazer cursos de extensão dentro da IES durante um período de três a quatro meses, e encerrar a sua qualificação apresentando uma pesquisa acadêmica como trabalho de conclusão.

O programa prevê a transformação das horas cursadas pelos intercambistas na Ateneu, em horas complementares e créditos dentro das suas respectivas graduações. Os jovens são oriundos de diversas instituições de ensino superior estadunidenses e de outros países, sendo algumas delas: Washington University in St. Louis, Hamilton College, Georgetown University, Providence College, Scripps College, Pomona College, University of Tulsa, Loyola University Chicago, Wheaton College-MA, Bates College, Wheaton College-MA, Barnard College, Occidental College, Bates College, College of William and Mary, Washington State University, Goucher College e Pomona College.

Entre 2014 e 2017 foram produzidas 30 (trinta) pesquisas de 30 (trinta) alunos participantes do programa, as quais se encontram disponíveis para consulta na biblioteca do Campus Messejana da Faculdade Ateneu. Maior parte desses trabalhos abordam temáticas de cunho social, cultural, antropológico e econômico, sendo que outros estudam políticas públicas, linguagem estudos globais e internacionais. Ao todo, 90 alunos participaram do programa na FATE.
O contato oficial do programa SIT – Study Abroad – World Learning of Brasil pode ser conhecido melhor acessando: http://studyabroad.sit.edu/

Evento com alunos de intercâmbio (18)Evento com alunos de intercâmbio (9)