Saúde Bucal: UniAteneu realiza ação no Shopping Benfica

Odontologia: Ateneu participa do “Seminário Semana Branca”
Saúde Bucal: UniAteneu em Ação no Shopping Benfica

Foram realizadas palestras e
demonstrações sobre a saúde bucal

O Centro Universitário UniAteneu, em parceria com demais instituições de ensino superior de Fortaleza, participa da Semana Branca, evento que tem por objetivo disseminar o conhecimento sobre a importância da higiene e da saúde bucal na prevenção de doenças como as aftas, o mal-hálito e até algumas mais sérias, como a endocardite bacteriana e o câncer de boca.

A Semana Branca é um programa voltado para a saúde bucal desenvolvido anualmente no mês de setembro, onde são realizadas campanhas no âmbito informativo, preventivo e assistencial, estimulando as medidas de prevenção e um diagnóstico precoce das condições odontológicas mais relevantes para a saúde pública.

Neste ano, o Centro Universitário UniAteneu participou ativamente do projeto, quando realizou palestra abordando a importância da higiene bucal e dos cuidados para a prevenção de doenças, como uma boa escovação dental, o uso do fio dental, a realização de exames periódicos e do autoexame de boca.

A exposição ocorreu no último domingo, 23, no Shopping Benfica e contou com a participação dos coordenadores Jorge Lincolins, Maria Alice Duarte e Gilvan Ferreira, além de estudantes do Centro Universitário e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Para Lincolins, a ação atingiu a meta estabelecida, pois, segundo o coordenador, “houve muita procura por parte dos visitantes do shopping para assistir a palestra e aprender a realizar o autoexame e a identificar possíveis patologias”. Ele ainda relatou a presença de mais de 100 pessoas na palestra realizada e nas demonstrações práticas do autoexame, “comprovando que a preocupação e atenção das pessoas para com o tema está mudando, pois em 2013 o IBGE chegou a divulgar números mostrando que apenas 53% dos brasileiros faziam uso de escova, creme e fio dental. Esse cenário era alarmante”, finaliza.

O evento ocorre desde sábado, 22, e segue até sexta-Feira, 28, com diversas ações em diferentes locais da cidade.