Relações Internacionais

PROGRAMAS INTERNACIONAISCONVÊNIOS INTERNACIONAISACINNETÁFRICA LUSÓFONA E PORTUGALSIT – STUDY ABROADUNIVERSIDADE DE SALAMANCAMOBILIDADE ACADÊMICAINTERCÂMBIO ATENEUDUVIDAS?

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

Objetivo Geral

Ampliar o horizonte cultural através das vivências internacionais de alunos, docentes e pesquisadores da Ateneu e/ou estrangeiros interessados a participar dos programas. Através do Departamento de Relações Internacionais a política de  internacionalização da Ateneu, desde 2008, abre as Portas do Mundo para Alunos e Professores.

As Relações Internacionais:

– Apoiam o encaminhamento de projetos às diferentes agências de fomento internacional ao intercâmbio e a mobilidade estudantil.
– Programam e estimulam visitas a outras instituições desenvolvendo ações conjuntas entre docentes e discentes em atividades internacionais.
– Apoiam estudantes e professores, (estrangeiros no Brasil e brasileiros no exterior) participantes de programas de intercâmbio da Ateneu em: vistos, acomodações, meios de locomoção, atividades de lazer, estágios, atividades de ensino e de pesquisa.

Objetivos Específicos das Relações Internacionais:

– Estabelecer convênios de cooperação acadêmica com Universidades estrangeiras afim de oferecer oportunidades de mobilidade internacional (intercâmbios) à comunidade acadêmica da Ateneu, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, para tal, coordena as ações de
cooperação institucional, priorizando as parcerias internacionais que promovam a troca de experiências entre estudantes, professores e gestores, em instituições estrangeiras, através de intercâmbios, cursos, eventos, bolsas de estudo, estágios (remunerados ou não) e programas de pesquisa e extensão.

PROGRAMAS INTERNACIONALES

Objetivo general

Ampliar el horizonte cultural por medio de vivencias internacionales de alumnos, profesores e investigadores de Ateneu y extranjeros interesados ​​em participar de los programas.
El Departamento de Relaciones Internacionales opera la política de internacionalización de la Ateneu y, desde 2008, abre las Puertas del Mundo para Alumnos y Profesores.

Las relaciones internacionales:

– Apoya el encaminamiento de proyectos a las diferentes agencias de fomento internacional al intercambio y la movilidad estudiantil.
– Programan y estimulan visitas a otras instituciones desarrollando acciones conjuntas entre docentes y discentes en actividades internacionales.
– Apoyan a estudiantes y profesores, (extranjeros en Brasil y brasileños en el exterior) participantes de programas de intercambio de Ateneu en: visados, alojamientos, medios de locomoción, actividades de ocio, pasantías, actividades de enseñanza y de investigación.

Objetivos Específicos de las relaciones internacionales

– Establecer convenios de cooperación académica con Universidades extranjeras a fin de ofrecer oportunidades de movilidad internacional (intercambios) a la comunidad académica de la Ateneu, por medio de actividades de enseñanza, investigación y extensión, para esto, coordina las acciones de cooperación institucional, priorizando las alianzas internacionales que promuevan el intercambio de experiencias entre estudiantes, profesores y gestores, en instituciones extranjeras, a través de intercambios, cursos, eventos, becas, pasantías (remunerados o no) y programas de investigación y extensión.

CONVÊNIOS INTERNACIONAIS

Dupla Titulação: A dupla titulação ocorrerá (Ver Edital) pela relação internacional da Rede ACCINET.

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional em Dupla Titulação, especificado no preâmbulo deste, tem como objetivo promover a cooperação interinstitucional nacional e internacional, visando ao intercâmbio acadêmico e tecnológico e oferecendo oportunidades de qualificação aos discentes do(s) curso(s) da(s) unidade(s) educacional(is) da Faculdade Ateneu.

Através de experiências, disciplinas, estágios e demais atividades acadêmicas vivenciadas nos parceiros com quem temos Dupla Titulação e disponíveis para os cursos de graduação da Faculdade Ateneu: são ofertados com a possibilidade da dupla titulação com a União Europeia.

acatec obg utec sit
salamanca uae acinet egt
salamanca uae

CONVÊNIO INTERNACIONAL (ACINNET)

A dupla titulação pela relação internacional da Rede ACCINET.

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional em Dupla Titulação tem como objetivo promover a cooperação interinstitucional nacional e internacional, visando ao intercâmbio acadêmico e tecnológico e oferecendo oportunidades de qualificação aos discentes do(s) curso(s) da(s) unidade(s) educacional(is) através de experiências, disciplinas, estágios e demais atividades acadêmicas vivenciadas nos parceiros (ACINNET) com quem temos Dupla Titulação e disponíveis para os cursos de graduação da Faculdade Ateneu.

CONVENIO INTERNACIONAL (ACINNET)

La doble titulación por la relación internacional de la Red ACCINET.

El Programa de Movilidad Académica Internacional en Doble Titulación tiene como objetivo promover la cooperación interinstitucional nacional e internacional, buscando el intercambio académico y tecnológico y ofreciendo oportunidades de calificación a los alumnos del curso o cursos de unidad por medio de experiencias, disciplinas, pasantías y demás actividades académicas vivenciadas en los socios (ACINNET) con quienes tenemos Doble Titulación y disponibles para los cursos de graduación de la Facultad de Ateneu.

Para saber mais sobre a ACINNET acesse:

http://acinnet.net
mobilidade.academica@fate.edu.br

ÁFRICA LUSÓFONA E PORTUGAL

PORTARIA Nº 4, DE 10 DE JUNHO DE 2014:
Determina normas de pedidos de bolsas ou descontos, em todos os cursos das Mantenedoras SEEP e CV&C.

XII ESTRANGEIROS:
Alunos provenientes de outros países; (i) cujo idioma é o português; (ii) continente africano e; (iii) latino-americano – 20%;

Mais Informações:
mobilidade.academica@fate.edu.br

A Faculdade Ateneu apoia o desenvolvimento do ensino superior, e incentivando através da Portaria nº 4, de 10 Junho de 2014.

A Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira tem como missão institucional específica formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

O Brasil e dos demais países parceiros, reunindo estudantes e professores brasileiros e estrangeiros e contribuindo para que o conhecimento produzido no contexto da integração acadêmica seja capaz de se transformar em políticas públicas de superação das desigualdades. Por isso, a Faculdade Ateneu representa um avanço na política brasileira de cooperação e de internacionalização do Ensino Superior, refletindo o engajamento do Brasil com a proposta da comunidade internacional.

SIT – STUDY ABROAD – WORLD LEARNING OF BRAZIL

Em outubro de 2013, a Faculdade Ateneu assinou convênio com a instituição estadunidense SIT – Study Abroad – a Program of World Learning of Brasil. Os assinantes do convênio são, do lado do SIT, o Professor. Dr. William Calhoun, e da parte da Faculdade Ateneu, o Diretor de Relações Institucionais, Professor Dr. Clúadio Rabelo Bastos.

O convênio promove o intercâmbio de alunos de graduação oriundos de diversos países, principalmente da Jordânia, Gana e, fundamentalmente, dos Estados Unidos. Ditos discentes se inscrevem no programa e pagam uma taxa que lhes permite viajar para Fortaleza, fazer cursos de extensão dentro da IES durante um período de três a quatro meses, e encerrar a sua qualificação apresentando uma pesquisa acadêmica como trabalho de conclusão.

O programa prevê a transformação das horas cursadas pelos intercambistas na Ateneu, em horas complementares e créditos dentro das suas respectivas graduações. Os jovens são oriundos de diversas instituições de ensino superior estadunidenses e de outros países, sendo algumas delas: Washington University in St. Louis, Hamilton College, Georgetown University, Providence College, Scripps College, Pomona College, University of Tulsa, Loyola University Chicago, Wheaton College-MA, Bates College, Wheaton College-MA, Barnard College, Occidental College, Bates College, College of William and Mary, Washington State University, Goucher College e Pomona College.

Entre 2014 e 2017 foram produzidas 30 (trinta) pesquisas de 30 (trinta) alunos participantes do programa, as quais se encontram disponíveis para consulta na biblioteca do Campus Messejana da Faculdade Ateneu. Maior parte desses trabalhos abordam temáticas de cunho social, cultural, antropológico e econômico, sendo que outros estudam políticas públicas, linguagem estudos globais e internacionais. Ao todo, 90 alunos participaram do programa na FATE.
O contato oficial do programa SIT – Study Abroad – World Learning of Brasil pode ser conhecido melhor acessando: http://studyabroad.sit.edu/

Mais Informações:
mobilidade.academica@fate.edu.br

UNIVERSIDADE DE SALAMANCA OFERECE BOLSAS COMPLETAS PARA MESTRADO NA ESPANHA

A Universidade de Salamanca, uma das mais antigas e destacadas do continente europeu, e uma das parceiras internacionais da FATE, abre novamente a sua convocação de bolsas para cursar o programa de Mestrado em Estudos Latino-Americanos entre 2016 e 2017.

As bolsas são articuladas pelo CAF (Banco de Desenvolvimento de América Latina) e a Universidade de Salamanca, sendo elas completas: incluem o pagamento das taxas acadêmicas, o desembolso de onze mensalidades no valor de U$D 700,00 para manutenção, assim como uma passagem internacional num valor máximo de U$D 2.000, e seguro médico.

Estão convidados a participar da convocação profissionais formados, docentes e investigadores de diferentes centros e universidades do Brasil, sendo que, desde 2014, a Faculdade Ateneu mantém uma parceria com a Universidade de Salamanca graças à qual mais de dez docentes da instituição têm conquistado seus mestrados e doutorados na prestigiada universidade espanhola.

A apresentação de aplicações para participar pode ser feita até 20 de agosto pelo e-mail comunicacion.instituto@usal.es. Para maiores informações sobre os requerimentos e a documentação necessária, acesse o link: http://americo.usal.es/iberoame/?q=node/3050

Univ Salamanca

Mais Informações:
mobilidade.academica@fate.edu.br

MODALIDADE ACADÊMICA

CONTATO

E-mail:  mobilidade.academica@fate.edu.br

Módulos Internacionais Graduação:

Os cursos de Graduação da Faculdade Ateneu (Ver Edital) promovem um módulo internacional por ano nas áreas de gestão e negócios e saúde, na América Latina e Europa, como em Portugal e Espanha.

CURSOS DE IDIOMAS: PORTUGUÊS DO BRASIL

Curso de Português para estrangeiros

Objetivos:

– Promover na Faculdade Ateneu o curso de Português para falantes de outras línguas;
– Oferecer cursos de formação de professores de Português/Língua Estrangeira;
– Elaborar material didático para Curso de Português para Estrangeiros;
– Desenvolver pesquisa focalizando ensino e aprendizagem de Português como Língua Estrangeira;
– Promover fórum de debates e seminários para atualização e troca de experiência de ensino e pesquisa de Português como Língua Estrangeira e da cultura brasileira;
– Promover intercâmbios entre professores e alunos da Faculdade Ateneu com universidades e instituições que tenham Programa de Português para Estrangeiros;

Curso de Português para Estrangeiros – Básico:

Objetivos: Promover na Faculdade Ateneu o curso de Português para falantes de outras línguas
Duração: 60 horas (distribuídas em um semestre)
Valor: consultar o site: http://fate.edu.br/extensao/
Número de Alunos: mínimo de 5 por turma
Informações Complementares:
Livro-texto e o livro de atividades utilizados:
Matrícula: pela Internet (formulário disponível no site).

O pagamento deve ser realizado na sede do programa ou através de depósito bancário.
Outras informações e documentação necessária: consultar o site.
Endereço eletrônico: http://fate.edu.br/extensao/

INTERCÂMBIO ATENEU

Com a globalização, veio o intercâmbio, uma forma de “globalizar” o seu currículo tornando sua carreira internacional e sem dúvidas é um fator de enriquecimento tanto para a sua carreira, quanto para o desenvolvimento pessoal e profissional proporcionando experiências únicas de uma vivência com outras culturas.

Estudar em outro país, com outras pessoas de outras culturas requer um planejamento. Preparar-se para um intercâmbio requer pesquisa, atenção e foco, pois, viver em outro país significa mais do que apenas vivenciar uma experiência para agregar no currículo. Morar longe de amigos e família, sair da zona de conforto e conhecer novos horizontes  agrega valores para uma vida inteira.

É necessário se fazer ciente de que, quando falamos de estudar em outro país, estamos falando de uma experiência internacional, o que é muito bem visado nos dias de hoje, que seria um profissional com o conhecimento globalizado, com habilidades para expandir qualquer mercado e assim, agregar esses valores para a sociedade.

PERGUNTAS FREQUENTES

Como funciona o programa de Intercâmbio da Faculdade Ateneu?
O Programa de Intercâmbio Ateneu, por meio da Rede ACINNET, funciona como uma troca. Você disponibiliza um quarto na sua casa para um estudante estrangeiro como no modelo Homestay, e você terá direito ao alojamento na instituição estrangeira conveniada à nossa instituição.

O que é a ACINNET?
ACINNET é uma associação privada, de caráter educacional, sem fins lucrativos, constituída por quatorze Instituições de Ensino Superior da América do Sul e da Europa, com o objetivo de facilitar e incentivar a cooperação em nível internacional. A ACINNET tem como principais propósitos coordenar e executar atividades envolvendo programas de ensino e eventos internacionais no ramo educacional, apoiando as iniciativas de formação e educação contínua da população à qual as suas entidades associadas estejam inseridas A Rede acredita que programas de mobilidade acadêmica estimulam a evolução da sociedade e busca parcerias no âmbito da inovação e investigação, com o objetivo de ampliar a fronteira do conhecimento humano e promover as suas aplicações práticas em benefício da sociedade.

Quais são os destinos?
Nossos destinos são das seguintes instituições conveniadas:
– Universidad Autónoma de Encarnación – UNAE (Encarnación, Paraguay)
– Universidad Finis Terrae – UTF (Santiago, Chile)
– Universidad Bernardo O’Higgins – UBO (Santiago, Chile)
– Universidad Privada de Ciencias Administrativas y Tecnológicas – UCATEC (Cochabamba, Bolivia)
– Instituto Politécnico de Santarém – IPSantarém (Santarém, Portugal)
– Universidad Tecnológica de Tulancingo – UTEC (Tulancingo, Mexico)

Quanto tempo posso ficar na Instituição Estrangeira?
1 semestre.

Minha graduação pode atrasar devido ao semestre no exterior?
Não, o semestre que você cursar no exterior irá fazer parte da sua graduação aqui na Ateneu.

Quem pode estar participando do programa?
Todo aluno ateneu devidamente matriculado em algum curso de graduação que esteja cursando a partir do 2º semestre.

Eu pagarei minhas mensalidades na IES estrangeira?
Não, você continuará pagando o mesmo valor na Faculdade Ateneu enquanto estuda aqui.

O que o Aluno Ateneu tem direito em um semestre no Exterior?
Cada Instituição de ensino da Rede ACINNET oferece diferentes tipos de benefícios. (Favor consultar com o Setor Internacional)

O aluno deve ser fluente no idioma do país?
O idioma não será critério de seleção, mas será um diferencial, pois as IES no exterior não exigem o domínio do idioma já que, as mesmas oferecem feiras linguísticas.

Mais Informações:
mobilidade.academica@fate.edu.br