PROJETO “JOVEM BRIGADISTA DE VALOR” VISITA UNIDADE LAGOA DENTRO DE CAPACITAÇÃO

Complementando as atividades da disciplina de Noções de Atendimento Pré-Hospitalar, no dia 15/09/2017, membros do projeto “Jovem Brigadista de Valor” (JBV) realizaram uma visita ao laboratório de Anatomia da Unidade Lagoa de Messejana, conduzidos pelo Prof. Dr, Jorge Lincolins, quem guiou a visita ao ambiente acadêmico.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, considerando o Trabalho Voluntário como “veículo complementar do Estado para a garantia e acesso dos Direitos Humanos à população e ao indivíduo”, viabilizou a implementação do programa para incentivar a prática do voluntariado, encorajando o comprometimento individual em prol do interesse coletivo.

Curso Bombeiros 1O programa é constituído por jovens com faixa etária entre 14 e 17 anos, que serão orientados e treinados a prestar primeiros atendimentos às vítimas de acidentes domésticos, informando sobre como preveni-los. As aulas serão ministradas pelos bombeiros militares em dois dias na semana e ao final do curso, o aluno receberá um certificado de 264 horas/aula.

A qualificação tem por finalidade oferecer ensinamentos de brigada de incêndio, emergência pré-hospitalar, salvamento terrestre, aquático e em altura, disciplina e cidadania. Além de promover cursos, temos a atenção voltada para o aspecto social e relacional dos adolescentes. São promovidos momentos para discussão e palestras sobre drogas, ecologia, e demais temas importantes para um bom desenvolvimento social.

O quartel da 2ª Seção de Busca e Salvamento – GBS abriga o Núcleo do JBV – Cambeba, sob a coordenação do 1º Tenente Roberto, e monitoria dos SD BM Faustino, SD BM Nairo e SD BM Leoniza, deu início as suas atividades no dia 23/08/2017 com 40 jovens.

O Prof. Jorge Soares Lincollins agradece à Faculdade Ateneu pela participação nessa atividade social em parceria com os Bombeiros do Estado do Ceará.