PEDAGOGIA E A PRIMEIRA INFÂNCIA

DETALHES DO CURSO
Unidade Antônio Bezerra e Lagoa
Previsão 2018.2
Formato Sábado, 8h às 17h / Domingo, 8h às 14h
Professor Elaine Marinho, Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues e
Sâmia de Alencar Sousa
Carga Horária 100hs
Vagas 25
Turma
INSCREVA-SE AGORA!
Conteúdo ProgramáticoCurrículo ResumidoObjetivoCertificação

Conteúdo Programático

  • História da infância
  • Psicologia do desenvolvimento da infância
  • Introdução à psicoterapia infanto-juvenil: os processos da consulta, sessões com os pais, visita domiciliar e
  • Visita escolar
  • Psicopatologias na infância: autismo, tdah, dentre outras
  • Técnicas lúdicas na psicoterapia infanto-juvenil
  • Fundamentos da psicopedagogia
  • A Psicopedagogia e sua evolução histórica; a formação do psicopedagogo; a interdisciplinaridade na Psicopedagogia;
  • Diagnóstico e intervenção Psicopedagógico Clínica
  • Diagnóstico das principais dificuldades de aprendizagem e como proceder diante dos resultados;
  • Psicopedagogia e Contexto Familiar
  • A Psicopedagogia e a família; as estratégias para enfrentar as dificuldades no processo de aprendizagem;
  • Distúrbios da aprendizagem
  • Estudo da estrutura e do funcionamento neuropsicológico e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.
  • Principais conceitos, técnicas e procedimentos da área;
  • A psicomotricidade na educação infantil;
  • Desenvolvimento motor;
  • Diagnóstico, intervenção e avaliação;
  • Atividades psicomotoras.
  • A história da literatura infantil no Brasil;
  • As características da literatura infantil;
  • Pesquisas em obras literárias escritas para crianças;
  • O estudo do imaginário tendo a imagem como recurso da aprendizagem;
  • Os contos de fada e sua utilização na educação infantil.

Currículo Resumido

Elaine Marinho
Mestre, Psicóloga e Assistente Social. Experiência na área clinica e hospitalar. Professora de disciplinas voltadas a área de humanas.

Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues
Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Pedagogo formado na Universidade Federal do Ceará (2010). Membro do grupo de pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA), que realiza investigações qualitativas, utilizando, sobretudo, as seguintes abordagens metodológicas: pesquisa (auto)biográfica. pesquisa-ação e etnografia. Atua nas disciplinas metodologia científica, pesquisa em educação, didática, sociologia da educação, filosofia da educação, história da educação e da pedagogia, educação em direitos humanos, educação e movimentos sociais, dialogicidade e formação humana em Paulo Freire, fenômeno religioso e formação humana.

Sâmia de Alencar Sousa
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Administração Escolar e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UECE. Com experiência na área de educação infantil e docência em nível superior.

Karine Martins Saldanha
Graduada em Fisioterapia – UNIFOR, Especialização em Libras – Docência, Tradução e Interpretação – em curso. Monitora voluntária da disciplina LIBRAS – UNIFOR. Pós-Graduando em andamento Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Terapias Manuais- UNIFOR. Cursando Instrutor de LIBRAS – CREAECE.

Objetivo

O curso irá abordar o planejamento e à organização do sistema educacional, assim como das unidades escolares quanto ao gerenciamento de recursos e à elaboração e execução de projetos pedagógicos. O objetivo central é conhecer o papel da coordenação pedagógica na gestão escolar e suas atribuições na condução de uma aprendizagem eficaz.

Certificação

O Certificados de Participação dos cursos ofertados pela Escola de Extensão Ateneu estarão disponíveis no portal do aluno num prazo máximo de 72 horas após a finalização do curso.
Obterá o Certificado de Participação o aluno com frequência igual ou superior a 75% da carga horária.

Observação: Este curso poderá ser adiado até as vagas mínimas sarem preenchidas.