ATENEU PARTICIPA DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO PROUNI EM SP

Duas membros da Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI – COLAP da Faculdade Ateneu, participaram da Conferência Nacional de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI – CONAP, que se realizou nos dias 24 e 25 de maio na cidade de São Paulo. Vânia Sales, coordenadora do PROUNI, e Milena Maciel, representante discente, marcaram presença na Conferência, a qual teve como principal finalidade a geração de discussões e propostas estratégias para aprimorar a política em suas diversas vertentes, fazendo um balanço dos dez anos do PROUNI, e considerando os “Principais desafios e perspectivas” do programa. O evento propiciou discussões no auditório Ruy Barbosa, localizado na renomada Universidade Mackenzie, campus São Paulo.

CONFERENCIA CONAP SÃO PAULO 9 (5)

No primeiro dia da abertura da Conferência aconteceu um painel de debate que propôs o tema central, o “Programa Universidade para Todos” como política pública estruturante para as articulações de acesso e permanência na educação superior, com palestrantes programados: Dra. Maria Paula, Dr. Ruy de Deus, Dra. Clarisce Seixas e o Presidente da CONAP, Msdo Víctor Grampa. Em seguida, as representantes da FATE participaram de uma oficina que permitiu explanar, conhecer e, sobretudo, debater sobre as Comissões Locais de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI – COLAPs. Posteriormente, as colaboradoras da Ateneu participaram de uma abertura oficial, com a presença de autoridades e representantes de órgãos governamentais, dentre os quais destacaram-se: o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB); o Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE); o Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED); e o Presidente da CONAP, dentre outros.

Já no dia 25 de maio, as integrantes da COLAP na Ateneu compartilharam um plenário de debate com o tema: “A formulação e implementação do Programa Universidade para Todos”, com os destacados palestrantes Dr. Fernando Haddad (ex-ministro de Educação e atual prefeito de São Paulo); Gustavo Lemos, Presidente da CONAP, e Msdo. Víctor Grampa. Posteriormente, as duas representantes da Faculdade Ateneu ingressaram na realização de grupos de trabalho (GT) para contribuir com propostas e sugestões pertinentes ao tema proposto. Vânia Sales optou em participar do grupo de trabalho sobre manutenção de bolsas e supervisão de bolsistas; já a discente Milena Maciel optou pelo GT de permanência e evasão. As propostas de cada GT foram levadas para a plenária final do evento, que foi exclusivamente para delegados/as, dentre os quais, como representantes de mantenedora tivemos o privilégio de participar em nome da comunidade acadêmica Ateneu.

A conferência foi de fundamental importância para a representatividade da IES e para o aperfeiçoamento profissional de seus colaboradores, visto que proporcionou uma maior aproximação com outras IES, uma maior noção sobre como a COLAP deve atuar, sobre estratégias de um atendimento humanitário, desenvolvimento de ações afirmativas para o controle e a fiscalização do Programa e acerca dos mecanismos necessários para garantir a permanência e diminuir o índice de evasão dos bolsistas. As representantes agradecem a Faculdade, em especial à Direção pelo imenso apoio e incentivo, por acreditar e apostar em seus colaboradores e nos proporcionar a oportunidade de expansão do conhecimento”.

CONFERENCIA CONAP SÃO PAULO (3)