Musicalização como Recurso de Aprendizagem – 1ª Turma

Proferssora: Tuilla Claudia Feitosa Ferreira
Carga Horária: 20h
Turma:

Certificação: O Certificados de Participação dos cursos ofertados pela Escola de Extensão Ateneu estarão disponíveis em nossa plataforma de certificação num prazo máximo de 72 horas após a finalização do curso. Obterá o Certificado de Participação o aluno com frequência igual ou superior a 75% da carga horaria.
Observação: Este curso poderá ser adiado até as vagas mínimas serem preenchidas.

Currículo Resumido:

Graduada em Música na Universidade Federal do Ceará, estudante de Pós Graduação em Musicoterapia. Tem experiência na área de Musicalização para crianças e jovens (do infantil III ao 7 ano) e Prática Instrumental, com ênfase em Violão e Canto. A dois anos desenvolve um trabalho de iniciação musical para jovens bailarinos. Como cantora, se encontra na atual formação do Coral da Universidade Federal do Ceará, tendo participado de diversas apresentações no Brasil e no exterior.

Objetivo:

A música é uma das formas lúdicas mais importantes no processo do desenvolvimento infantil, sendo esta, parte do ser humano, a expressão sonora faz-se acessível à criança antes mesmo da palavra, sendo bastante comum que ela cante antes de falar. A partir da Lei Nº 11.769, secionada em Agosto de 2008, a música se torna conteúdo obrigatório na disciplina de artes e mostra-se como um fator importante no desenvolvimento infanto-juvenil. O presente curso tem como objetivo apresentar a música como um importante recurso de aprendizam, assim como também, a sua importância na educação e na escola. Apresentandar formas de se trabalhar em sala de aula e metodologias de educação musical.

Conteúdo Programático:

Introdução a música

– O que é musicalização?
– Música e Educação
– Música e infância
– Metodologias de aprendizagem musical
– Cantar como recurso em sala de aula
– Jogos lúdicos musicais
– Contação de histórias
– Música e educação inclusiva

Obs: Não é exigido conhecimento musical.