MATEMÁTICA FINANCEIRA COM O USO DA CALCULADORA HP12C

INSCREVA-SE AGORA!
Conteúdo ProgramáticoCurrículo ResumidoObjetivoCertificação

• APRESENTAÇÃO DA HP12C
  • COMO FAÇO PARA SABER SE MINHA CALCULADORA ESTÁ OK ?
  • O QUE SÃO OS SÍMBOLOS ESCRITOS ACIMA E ABAIXO DAS TECLAS?
  • COMO A HP FAZ CONTAS ? CADÊ O SINAL DE IGUAL ?
  • A HP12C POSSUI MEMÓRIA?
  • O QUE É UMA MEMÓRIA DE USO GERAL ?
  • E O QUE SÃO STACKS OU PILHAS OPERACIONAIS?
  • TECLAS PRINCIPAIS
  • NOMENCLATURA
  • CONVERSÃO DE DATAS
  • JUROS SIMPLES
  • MONTANTE (JUROS SIMPLES)
  • DESCONTO COMERCIAL SIMPLES
  • VALOR ATUAL / NOMINAL
  • TAXAS EQUIVALENTES
  • Equivalência entre duas taxas no regime de juros simples:
  • Equivalência entre duas taxas no regime de juros composto:
  • Equivalência entre uma aplicação e um desconto no regime de juros simples:
  • JUROS COMPOSTOS
  • DESCONTO COMPOSTO
  • RENDAS CERTAS OU ANUIDADES
  • CALCULANDO VALOR ATUAL EM CASOS DE RENDAS CERTAS
  • SISTEMA ALEMÃO DE AMORTIZAÇÃO
  • FERRAMENTAS PARA ANÁLISE PROJETOS DE INVESTIMENTOS

Currículo Resumido

Professor Charlles Franklin

Economista de formação pela Universidade de Fortaleza em 2003, especialização em Administração Financeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú em 2007 e atualmente é mestrando em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará.

Atuou durante 10 anos na área financeira de várias empresas, atualmente é consultor organizacional para microempresas e consultor de finanças pessoais e hà 8 anos é professor das disciplinas presenciais de: matemáica comercial e financeira, estatística aplicada, economia de empresas, administração financeira e orçamentária I.

Além de atuar hà 2 anos como tutor de disciplinas semipresenciais: economia de empresas, tecnologia e inovação, tópicos especiais em gestçao financeira, endomarketin e Negociação.

Conteudista dos ebook’s de: nivelamento em matemática, matemática comercial e financeira, estatística aplicada ao
serviço social. Mentor do curso prático de matemática comercial e financeira com o uso da calculadora HP12C há 5 anos.

Objetivo

Dotar o aluno dos conceitos e técnicas fundamentais da Matemática Comercial e Financeira, necessárias à formação, transformação e avaliação de fluxos de caixa.

Certificação

O Certificados de Participação dos cursos ofertados pela Escola de Extensão Ateneu estarão disponíveis em nossa plataforma de certificação num prazo máximo de 72 horas após a finalização do curso. Obterá o Certificado de Participação o aluno com frequência igual ou superior a 75% da carga horaria.

Observação: Este curso poderá ser adiado até as vagas mínimas sarem preenchidas.