Linha do Tempo

19781996199719992000200420052007201020112012201320142015
No Rio de Janeiro, um grupo de professores da FGV e da PUC fundou a organização educacional precursora do grupo gestor da Faculdade Ateneu. A VIA CONSULT foi concebida com o objetivo de formar uma estrutura compacta de profissionais associados, envolvidos e motivados para prestar treinamento e consultoria de alto nível a um grupo seleto de clientes. Entre estes clientes parceiros, podemos citar: Embratel, Telerj, Light, Eletrobrás, Esso, Emlurb, CVRD etc.
Com 18 anos de experiência consolidada na educação corporativa da Região Centro-Sul do país, a equipe de professores criou, em Fortaleza, a CV&C Consultores Associados Ltda com o objetivo de dar continuidade ao trabalho iniciado pelo grupo no Rio de Janeiro. É formalizada a parceria com a UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES (UMC), na época a maior IES privada do país. Com a parceria e a criação do Instituto de Pós-graduação – IPG CV&C, deu-se início a vocação do grupo para ensino superior.
O IPG-CV&C em convênio com a FACULDADE CHRISTUS, cria e lança cursos de pós-graduação em Administração, Direito, Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho.
O IPG-CV&C cria e desenvolve cursos de pós-graduação em Administração, Direito e Engenharia de Segurança do Trabalho em parceria com a UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO.
O IPG-CV&C firmou convênio com a UTM – University of Tenesee at Martin e CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, trazendo para o Brasil o MBA EXECUTIVE: um curso focado nas áreas de MARKETING e MANAGEMENT, idealizado por uma das melhores universidades dos USA. A UTM é considerada pela US NEWS e pelo “Ranking do America’s Best Graduate Schools” como um dos 40 melhores entre as mais de 3.000 entidades de ensino superior norte-americanas.

O grupo se associa a família Portela para gerir o primeiro dos 8 (oito) estabelecimentos de ensino atuais sediados no estado do Ceará. Incorporou experiência de 35 anos em educação do fundador do Grupo Ateneu nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Ceará.

O Grupo credencia junto ao Ministério da Educação a Faculdade Ateneu, mantida pela Sociedade Educacional Edice Portela Ltda. Os primeiros cursos autorizados foram os bacharelados em Administração e Ciências Contábeis.
Iniciam as atividades dos cursos superiores de tecnologia nas áreas de Serviços Executivos, Gestão da Controladoria Financeira, Gestão de Empreendimentos Turísticos e Gestão de Empreendimentos Educacionais. Posteriormente, com o advento do Catálogo Nacional de Cursos Tecnológicos os cursos passariam a se chamar: Secretariado, Gestão Financeira, Gestão do Turismo e Processos Gerenciais.
Com o objetivo de proporcionar mão-de-obra qualificada aos empreendimentos localizados no entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante-CE, a CV&C inicia um projeto de criação e credenciamento da Faculdade Tecnológica Ateneu no Pecém.
O Ministério da Educação divulga o resultado do ENADE 2009. O curso de Gestão Financeira da Faculdade Ateneu obtém o melhor conceito do Nordeste entre todas as Faculdades Privadas. O curso de Secretariado obtém o melhor conceito do Estado entre todas as instituições de ensino superior públicas e privadas e fica em 2º lugar do Nordeste.
O Ministério da Educação credencia a Faculdade Tecnológica Ateneu no Pecém (conceito 4,0) com os cursos de Gestão Portuária, Comércio Exterior, Gestão de Turismo e Gestão de Recursos Humanos, divulgado no Diário Oficial da União em 09 de março de 2011. Em consequência dos bons conceitos obtidos nas avaliações do Ministério da Educação, através da Portaria Nº 232, de 18 de março de 2011, o MEC autorizou o funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia em Logística e Recursos Humanos e conforme Portaria Nº 261, de 31 de março de 2011, renovou o reconhecimento dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Financeira e Secretariado Executivo, sem a necessidade de visita de seus avaliadores. Na mais recente divulgação do Ministério da Educação (MEC), acerca do ranking das melhores Instituições de Ensino Superior do país, a Faculdade Ateneu voltou a se destacar obtendo o Índice Geral de Cursos (IGC) igual a 3, numa escala de 0 a 5. Vale à pena destacar que a Universidade Federal do Ceará foi a única instituição no Estado que tirou nota 4. Foram também aprovados pelo MEC os cursos de Marketing, autorizado pela Portaria nº 322 do Ministério da Educação em 02 de agosto de 2011; Design de Moda, através da Portaria nº 318 em 02 de Agosto de 2011; Rede de Computadores, por meio da Portaria nº 385 em 19 de Setembro de 2011 e Pedagogia pela Portaria nº 403 em 22 de Setembro de 2011.
A Faculdade Ateneu inaugura o primeiro bloco do novo Campus Lagoa de Messejana. O moderno edifício de três pavimentos conta com uma área construída de aproximadamente 2000m², dois laboratórios de informática, laboratórios específicos para os cursos de Design de Moda e Enfermagem, biblioteca, cantina e além de banheiros devidamente equipados para o atendimento de portadores de necessidades especiais.
A Faculdade Ateneu amplia sua oferta de cursos para a área da saúde com as autorizações dos bacharelados em Enfermagem e Fisioterapia nos Campi Messejana e Antônio Bezerra. No mesmo ano, também recebe autorização para o funcionamento do curso de Serviço Social e inaugura uma nova unidade integrada ao Campus Messejana, o Centro de Humanidades e Artes, com o objetivo de abrigar o novo curso e receber também os de Pedagogia e Design de Moda. No Campus Pecém, se inicia o funcionamento do curso de Administração.
Em 2014 recebe autorização para a oferta do curso de Licenciatura em Educação Física, e inicia as obras de ampliação da Unidade Lagoa de Messejana com a construção do Bloco B com 5 pavimentos e modernas instalações. 
 A Faculdade Ateneu inaugura amplia sua oferta de cursos para a área de Engenharia com a autorização do bacharelado em Engenharia Civil no Campus Antônio Bezerra.