Gestão Pedagógica – 1ª Turma

Unidade: Messejana
Previsão: Março de 2017
Formato: Sábado, de 8h as 12h
Proferssora: Karla Colares Vasconcelos
Carga Horária: 20h
Vagas: 25
Turma:


Certificação: O Certificados de Participação dos cursos ofertados pela Escola de Extensão Ateneu estarão disponíveis em nossa plataforma de certificação num prazo máximo de 72 horas após a finalização do curso. Obterá o Certificado de Participação o aluno com frequência igual ou superior a 75% da carga horaria.
Observação: Este curso poderá ser adiado até as vagas mínimas serem preenchidas.

Currículo Resumido:

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará (2014), com linha de pesquisa em História e Memória da Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2004). Participou do GEARD – grupo de estudo artesanato digital da Universidade Federal do Ceará e Transição Didática – equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino- aprendizagem, história, formação de professores, gestão escolar, educação a distância e memória. Atualmente é membro do LAPEDI – Laboratório de Práticas Educativas Digitais m, que estuda sobre as práticas educativas e as subjetividades do corpo dentro e fora dos meios midiáticos. Já atuou como coordenadora do Programa Nacional de Gestão Escolar – Escola de Gestores do Ceará. Atualmente, é professora Adjunta I da Faculdade Ateneu do curso de Pedagogia, e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará – UFC bolsista de pesquisa do CNPq.

Objetivo:

O curso irá abordar o planejamento e à organização do sistema educacional, assim como das unidades escolares quanto ao gerenciamento de recursos e à elaboração e execução de projetos pedagógicos. O objetivo central é conhecer o papel da coordenação pedagógica na gestão escolar e suas atribuições na condução de uma aprendizagem eficaz.

Conteúdo Programático:

– 1. Fundamentos da gestão pedagógica
Ementa: A gestão pedagógica e sua evolução histórica;

– 2. A formação do professor para atuar na gestão pedagógica
Ementa: a formação do coordenador pedagógico com base na legislação;

– 3. A coordenação pedagógica com base numa gestão democrática
Ementa: O trabalho pedagógico desenvolvido na escola na perspectiva democrática de gestão; a participação do coordenador pedagógico nos processos de elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político-Pedagógico, assegurando a participação efetiva de toda a comunidade escolar;

– 4. As atribuições do coordenador pedagógico;
Ementa: Refletir sobre as atribuições do coordenador dentro da escola, dando ênfase na formação dos professores e nos mecanismos de intervenção da aprendizagem.