Farmacologia Clínica Aplicada a Enfermagem – 1ª Turma

Proferssora: Viviane de Sousa Tomaz
Carga Horária: 40h
Turma:

Certificação: O Certificados de Participação dos cursos ofertados pela Escola de Extensão Ateneu estarão disponíveis em nossa plataforma de certificação num prazo máximo de 72 horas após a finalização do curso. Obterá o Certificado de Participação o aluno com frequência igual ou superior a 75% da carga horaria.
Observação: Este curso poderá ser adiado até as vagas mínimas serem preenchidas.

FORMAÇÃO ACADÊMICA:

– Enfermeira Graduada pela Faculdade Metropolitana de Fortaleza (FAMETRO);
– Especilista em Enfermagem Pediátrica e Neonatal pela FAMETRO;
– Mestra em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará (UFC);
– Doutoranda em Microbiologia Médica pela UFC;

ATUAÇÃO PROFISSIONAL (ATUAL):

– Enfermeira Assistencial do Alojamento Conjunto do Hospital Geral Dr. César Calls;
– Docente da Faculdade Ateneu (ministrando as disciplinas de: Ética e Exercício Profissional;
– Histologia, Processo de Cuidar na Saúde do Adulto e Idoso; Parasitologia);
– Docente da Faculdade Terra Nordeste (FATENE) (ministra a disciplina de Farmacologia Clínica);
– Docente da Unichristus (ministra a disciplina de Biologia Celular)

PROJETO DE PESQUISA:

– Determinação de possíveis marcadores relacionados à diferença de gênero na Depressão induzida pela administração crônica de Lipopolissacarídeo em camundongos.

JUSTIFICATIVA:

A enfermagem vem evoluindo de forma ascendente e alcançou, junto às suas conquistas, o direito de solicitar exames e prescrever/transcrever medicamentos em programas de Saúde Pública. Para uma prescrição/transcrição são necessários conhecimentos básicos e clínicos, uma vez que, os padrões de assistência estabelecem exigências mínimas para a prática profissional incluindo-se o conhecimento básico de farmacologia clínica de forma a entender as indicações corretas e associação dos fármacos.

EMENTA:

Cálculos matemáticos para a dosagem de fármacos. Preparo da medicação (reconstituição, diluentes/diluição, materiais, custo). Estudo da Farmacologia Clínica. Fármacos utilizados em hospitais gerais, maternidades, emergência. Fármacos utilizados e prescritos nos Programas de Saúde da Família. Protocolos do SUS relativos à medicação básica. Fitoterapia e suas implicações. Principais cuidados e implicações na administração de fármacos para a criança, a gestante e o idoso. Farmacoterapia em pacientes terminais. Reações adversas e interações medicamentosas. Aspectos ético-legais na administração e prescrição de fármacos, principalmente nos programas de saúde da família.

OBJETIVOS:

– Aprender a calcular e fazer dosagem, reconstituição e diluição de fármacos;
– Desenvolver familiaridade com os fármacos utilizados em hospitais e emergência;
– Conhecer e aprender a prescrever fármacos utilizados e prescritos nos Programas de Saúde da Família e nos protocolos do SUS relativos à medicação básica, bem como a Fitoterapia e o Programa Farmácia Viva;
– Avaliar os cuidados e implicações na administração de fármacos para criança, gestante, idoso, reconhecendo reações adversas e interações medicamentosas.

PROGRAMA:

Unidade I:
– Anti-hipertensivos.

Unidade II:
– Hipoglicemiantes.

Unidade III:
– Fármacos utilizados em hospitais gerais, maternidades, emergência.

Unidade IV:
– Antituberculinicos

Unidade V:
– Fitoterapicos.

Unidade VI:
– Cálculos matemáticos para a dosagem de fármacos;
– Preparo da medicação (reconstituição, diluentes/diluição, materiais, custo);
– Medicações Parenterais.

Unidade VII:
– Fármacos utilizados e prescritos nos Programas de Saúde da Família;
– Protocolos do SUS relativos à medicação básica.
– Aspectos ético-legais na administração e prescrição de fármacos, principalmente nos programas de
saúde da família.

Unidade VIII:
– Reações adversas e interações medicamentosas.