Faculdade Ateneu agora é UniAteneu Centro Universitário

Faculdade Ateneu Agora é UniAteneu Centro Universitário

Faculdade Ateneu foi reconhecida pelo MEC em portaria
publicada no mês de setembro e agora é UniAteneu Centro Universitário

A Faculdade Ateneu, instituição de ensino superior presente no estado do Ceará há mais de 14 anos, recebeu neste mês de setembro o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e alterou seu status de faculdade para Centro Universitário, tornando-se UniAteneu.

Com a mudança, a Organização recebe, dentre outras coisas, a autonomia de abrir diversos cursos após aval do conselho universitário, sem a necessidade de aprovação prévia do MEC; além do poder de registrar os próprios diplomas e também os de outras instituições de ensino superior, o que contribui na agilidade da emissão dos documentos.

“Essa mudança de status é importante, não apenas para nós, mas para alunos e colaboradores, uma vez que coroa e reconhece nosso trabalho. Não posso dizer que chegar ao nível de Centro Universitário foi uma surpresa, pois há algum tempo nossos indicadores estão bem acima da média necessária para tal mudança. Isso demonstra a nossa seriedade, e a dedicação e comprometimento de nossa educação”, afirma o Prof. Dr. Cláudio Rabelo, diretor de relações institucionais da instituição.

No Brasil, as entidades de ensino superior são credenciadas como Faculdades, Centros Universitários ou Universidades. Cada um dos três níveis pressupõe atribuições, compromissos e graus de autonomia diferentes.

De acordo com o Decreto 5.773/06, os centros universitários se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar. Como já atendia a esses requisitos, a UniAteneu pleiteou, junto ao MEC, tal status, que acaba de ser reconhecido por meio da Portaria Nº 969, publicada no Diário Oficial no dia 19 de setembro de 2018.

Hoje, a UniAteneu possui mais de 14 mil alunos espalhados em seis unidades pelo estado. Com uma estrutura moderna, conta com mais de 190 salas de aula e mais de 40 laboratórios, possibilitando a expansão do desenvolvimento científico e social através de projetos de pesquisa e extensão, que favorecem de forma direta o crescimento acadêmico e privilegiam a sociedade.

“Nosso maior compromisso é com o aluno e a sociedade, então, sempre buscamos aliar o ensino teórico a uma prática no contexto social. Prova disso são as diversas iniciativas voltadas para área, em que nossos estudantes estão envolvidos juntos aos coordenadores e professores do Centro Universitário. Além disso, oferecemos total apoio à inserção no mercado, com centro de estágios, parcerias com empresas públicas e privadas, acompanhamento de carreira, entre muitas outras coisas que nos credenciou com folga nesta conquista”, finaliza o diretor.

Sobre a UniAteneu

A história da UniAteneu está alicerçada na experiência acumulada de um grupo de educadores cearenses, que a partir de 1973, iniciou a construção de uma sólida organização educacional, fundando e administrando diversas instituições de ensino fundamental e médio nos estados do Ceará, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Em 2002, visando pôr em prática a também larga experiência com o ensino superior, o grupo de educadores iniciou a elaboração do projeto de credenciamento da então, Faculdade Ateneu, conseguindo, em julho de 2004, a autorização de todos os cursos pelo Ministério da Educação – MEC com conceito máximo.

A UniAteneu começou sua jornada com os cursos de administração e ciências contábeis, recebendo cerca de 130 alunos nestes cursos. Hoje, 14 anos depois, a instituição atinge o status de Centro Universitário com mais de 100 cursos e programas educacionais e com seis unidades nas cidades de Fortaleza e São Gonçalo do Amarante.