ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO APRESENTAM APLICATIVO DIGITAL PARA PRODUÇÃO DE TCC’S

O projeto “TCC Virtual” é um projeto de uma equipe de alunos do 6to semestre da graduação em Administração no Campus Messejana; e consiste na criação de um aplicativo virtual que possibilita aos alunos na fase final de sua formação o apoio a elaboração de artigos, trabalhos de conclusão de cursos (TCCs) e monografias, auxiliando-os como ferramenta de estudo, pesquisa e posteriormente a publicação de seus próprios TCCs.WhatsApp Image 2016-12-09 at 11.41.21

Os alunos Henrique da Silva Lopes, Ingrid Pereira Souza, Laryssa Lima Rodrigues e Luzia Josicélia Ferreira de Castro idealizaram o projeto “TCC Virtual com o propósito de otimizar de expandir as ideias dos alunos em relação às produções acadêmicas, conhecendo melhor os requisitos desses trabalhos e mantendo contato com outros colegas que já desenvolveram projetos sobre o mesmo tema ou temáticas afins. E ainda, podendo fazer tudo isso dentro de um único aplicativo para smartphones.

Os estudantes observam a necessidade de assistência e aprimoramento da produção científico/ acadêmica neles e em seus colegas, e criaram um aplicativo digital que permite montar um TCC formatado e adaptado às normas acadêmicas, através de um “passo-a-passo” explicado pelo programa, e com acesso a um banco de TCCs anteriores para consulta e referências. Além disso, o usuário pode salvar o TCC produzido no próprio aplicativo e consulta-lo em qualquer momento e lugar, sem gastar espaço no aparelho.

WhatsApp Image 2016-12-09 at 11.34.57

O projeto aplicativo TCC Virtual, foi desenvolvido na disciplina de Elaboração e Avaliação de Projetos, orientado pela Professora Natashe Venceslau. Sobre o projeto, a docente afirma: “A ideia inicial foi desenvolvida a partir das dificuldades dos graduandos na elaboração dos seus trabalhos de conclusão de curso, com o objetivo de auxiliar como uma ferramenta de estudo e apoio para a elaboração de seus TCCs. Essa ferramenta possibilita o acesso e o download de TCCs de antigos alunos, para servir como suporte de estudo e pesquisa. Os trabalhos são separados pelas áreas do conhecimento, e os alunos também tem disponível um modelo em branco já formatado para só alimentar com os dados. O aplicativo também conta com uma lista atualizada de temas para TCCs de acordo com a área desejada. Portanto, esse projeto de interesse acadêmico busca facilitar a pesquisa e o estudo, incentivar a leitura técnica aos alunos graduandos e otimizar o tempo de elaboração de seus TCCs”, destaca a orientadora.

WhatsApp Image 2016-12-08 at 16.16.04

A Direção da Faculdade Ateneu parabeniza os alunos e a docente pela inovadora proposta.