ENGENHARIA DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA VISITAM INSTALAÇÕES DA NACIONAL GÁS

Graças a uma articulação do Professor Estácio Vasconcelos, docente dos cursos de Engenharia da Produção, Logística e Administração, alunos dos dois primeiros cursos visitaram a planta de engarrafamento e distribuição da empresa “Nacional Gás”, líder no ramo na região Nordeste, e segunda marca em vendas do Brasil.Visita ténica à Nacional Gás - 6

Tratou-se da única visitação realizada por membros de uma faculdade particular, devido a que, por motivos empresariais, a firma apenas permitia o acesso aos docentes e discentes da instituição de ensino membro do Grupo Edson Queiroz.

Ao longo do percurso dentro das instalações localizadas no Porto do Mucuripe, os estudantes conheceram o processo de armazenamento, colocação nos cilindros e aplicação de normas de segurança da planta. Conduzidos pelo especialista em segurança industrial da empresa, André Andrade, o grupo também visualizou de perto o rápido processo de redistribuição dos botijões: desde a chegada do cilindro vazio, o novo enchimento e reabilitação do mesmo (incluindo o seu pintado) e a colocação dele em caminhões.

De forma impactante, os estudantes compreenderam que, graças aos processos de automação e às normas de qualidade do complexo, o ciclo não demora mais de 5 minutos. Na sala de recepção, os especialistas da Nacional Gás Thiago Alencar (supervisor técnico) e Paulo Henrique (gerente da filial) ofereceram detalhes técnicos e específicos sobre a história da instalação, os processos e mecanismos que nela funcionam e as operações especiais de manutenção e prevenção que as equipes realizam, regularmente.

Segundo o Professor Vasconcelos, foi uma experiência diferente e proveitosa para os alunos, os quais tiveram acesso à produção industrial de um bem de consumo de primeira necessidade, sendo que, geralmente, as visitas técnicas abordam locais de produção metalomecânica ou portuária.

Confira imagens da visita técnica às instalações da Nacional Gás.

Visita ténica à Nacional Gás - 1