CURSO DE ENFERMAGEM SE MANIFESTA PERANTE DESAFIOS ATUAIS

Um ato recentemente aprovado pela justiça Federal, mediante proposta do Conselho Federal de Medicina, impede o Enfermeiro de exercer as atividades a ele confiadas na Atenção Básica, quanto à solicitação de exames e prescrição de medicamentos. A enfermagem está em luta e a Faculdade Ateneu não está de fora. Dessa forma, docentes do curso da Ateneu participaram de uma manifestação em representação da categoria:

“Atualmente a Enfermagem enfrenta um retrocesso, provocado pela ação proposta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que proíbe a atuação do Enfermeiro na Atenção Básica quanto a requisição de exames laboratoriais e complementares, bem como prescrição de medicamentos protocolados e vigentes dentro das políticas do SUS há mais de 20 anos. Estamos vivenciando uma verdadeira agressão à saúde pública, da qual não somente os profissionais de Enfermagem, mas também população são os mais prejudicados.Mobilização de Enfermagem (1)

O curso de Enfermagem da Faculdade Ateneu está mobilizado em defesa da profissão e, especialmente, em defesa da saúde no Brasil. Não baixemos a cabeça, vamos à luta!”

Por Coordenadoras de Enfermagem:

Profa. Elizian Bernardo (Unidade Lagoa e Antônio Bezerra);

Profa. Ticyanne Soares (Unidade Lagoa e Antônio Bezerra);

Profa. Lívia Damasceno (Unidade Pecém).

Temos ainda o relato de uma de uma aluna do curso de Enfermagem da Unidade Lagoa, que esteve na última segunda feira (16/10) na manifestação em defesa da profissão:
“Eu luto pela enfermagem! Venha você também fazer parte desse movimento! A enfermagem luta para exercer sua profissão em prol da população que está sendo prejudicada! E sim, estudamos muito para isso, aqui meu apelo a você estudante e profissional da área da saúde, venha fazer parte dessa luta, junto somos mais! E eu grito eu não me calo, pois estou estudando para exercer a profissão!”
– Gigi, aluna do 9° semestre.

Mobilização de Enfermagem (2)