EAD: UniAteneu realiza 6ª edição do Go Live

Evento visa preparar os novos alunos EAD da instituição para a tecnologia utilizada nos cursos a distância

O Centro Universitário Ateneu realiza no início do mês de fevereiro a 6ª edição do Go Live, evento destinado aos alunos da modalidade de Ensino a Distância (EAD).

O encontro, que será transmitido ao vivo pelo instagram @uniateneuoficial, reúne o Núcleo de EAD juntamente com outros setores da instituição para recepcionar os acadêmicos que vão iniciar os estudos na UniAteneu.

Para a coordenadora geral dos cursos a distância e semipresenciais, Luciana Duarte, o momento propicia uma importante experiência, pois é “durante o Go Live que os novos alunos poderão se familiarizar com os ambientes de ensino-aprendizagem, além de tirar dúvidas, a fim de tornar a experiência de estudar a distância algo agradável e efetivo”, afirma.

Luciana ainda explica que é fundamental que os alunos compareçam ao evento ou assistam a transmissão via Instagram, pois foram implementadas novas tecnologias nos cursos, como aulas ao vivo, disciplinas de jogos, dentre outras coisas.

A preocupação com o bom entendimento do curso por parte dos alunos não é por acaso. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de setembro de 2018, e publicados pela Agência Brasil, um em cada cinco estudantes matriculados no ensino superior nacional estuda a distância. No país, o número de alunos nesta modalidade cresceu 17,6%, chegando a quase 1,8 milhão.

A pesquisa, divulgada no último semestre, revelou que somente no ano passado, aproximadamente três a cada dez alunos se matricularam em um curso de graduação EAD. Entre os diversos motivos, destacam-se a flexibilidade e menor custo benefício.

Para o aluno de graduação em Logística, Francisco Joselito, o ensino a distância é a única maneira de concluir sua graduação. Francisco trabalha embarcado em uma plataforma, o que o impede de frequentar as aulas presenciais. “Sempre achei importante concluir um curso superior, até por questão de procurar novas oportunidades. Já tinha tentado antes presencial, mas por conta do meu trabalho não consegui”, afirma.

De acordo com Francisco, mesmo com alguma dificuldade, é importante manter o foco em seu objetivo. “Eu digo que mesmo estando passando por algumas dificuldades em meu trabalho, eu não desisto. Algumas empresas Marítimas têm suas páginas com bloqueio da internet e isso dificulta, é uma barreira ao mundo moderno, mas não perco minha vontade de seguir”, finaliza.

A aluna de Recursos Humanos, Ivana Macedo, pode definir o motivo de ter escolhido um curso EAD em uma palavra. “Oportunidade. O ensino a distância me deu oportunidade de seguir meus estudos e conseguir conciliar as outras demandas da minha vida”.

Ivana trabalha como prestadora de serviços e, durante toda a semana, se ausenta de casa para trabalhar e ainda cuida de sua família. Além disso, ainda vende moda íntima para complementar a renda mensal. “Se não fosse pelo EAD, não poderia realizar meu sonho de concluir o ensino superior”, conclui.

Novas unidades e cursos

Recentemente a UniAteneu abriu mais nove cursos, indo para 17 na modalidade EAD. Além disso, o número de alunos matriculados no ensino a distância cresceu, em apenas um ano, cerca de 35%, mais que duas vezes a média nacional.