Desenvolvimento Rápido para Android – App Inventor – 1ª Turma

Confirme sua vaga até 31 de outubro e ganhe 20% de desconto.

Unidade: Lagoa
Previsão: Novembro de 2016
Formato: Sábado, de 8h as 17h
Proferssor: Stênio Oliveira da Silva
Carga Horária: 20h
Turma:

Certificação: O Certificados de Participação dos cursos ofertados pela Escola de Extensão Ateneu estarão disponíveis em nossa plataforma de certificação num prazo máximo de 72 horas após a finalização do curso. Obterá o Certificado de Participação o aluno com frequência igual ou superior a 75% da carga horaria.
Observação: Este curso poderá ser adiado até as vagas mínimas serem preenchidas.

Currículo Resumido:

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Telemática e Gestão Estratégica em Negócios de Telecomunicações pela Faculdade Integrada do Ceará, possui também a titulação de Técnico em Telecomunicações pelo CEFET-CE (atual IFCE). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade Ateneu dos Cursos de Graduação Tecnológica em Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Objetivo:

O App Inventor é um aplicativo com interface de desenvolvimento web, de código aberto, mantido atualmente pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) com apoio da empresa Google desenvolvedor original). O objetivo maior do software é conduzir os iniciantes em programação computacional no desenvolvimento rápido de aplicações para o Sistema Operacional Android. Utiliza interface gráfica que permite ao desenvolvedor arrastar e soltar componentes visuais e não visuais durante a criação de aplicativos. A criação do App Inventor baseou-se em estudos feitos em ambiente acadêmico relacionados à informática educativa.

O projeto App Inventor foi lançado em dezembro de 2010, tendo a sua equipe liderada por Hal Abelson e Mark Friedman que iniciaram um ano depois o MIT Center for Mobile Learning. Em seu ambiente de
desenvolvimento destacam-se o editor de blocos visuais onde é possível programar utilizando blocos com a proposta de quebra-cabeça e o app companion que permite a compilação em tempo real nos dispositivos que estejam conectados em uma rede Wi-Fi, além dos recursos disponíveis para dispositivos USB, com ou sem QR Code. O App Inventor é gratuito e está atualmente na versão 2 Beta, estável.

Este treinamento destina-se a estudantes e profissionais de Informática, Análise de Sistemas, Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, desenvolvedores que já atuam com outras linguagens
de programação, iniciantes e entusiastas. Tem como objetivos promover a compreensão e os fundamentos básicos da linguagem de programação utilizando blocos do App Inventor para o Sistema Operacional Android.

É desejável que o aluno possua conhecimento básico de lógica de programação. Não é necessário conhecer quaisquer linguagens de programação já existentes no mercado, pois a linguagem utilizada é
alternativa e inovadora frente as já existentes, além de ser uma linguagem de altíssimo nível (mais próxima do ser humano).

Web Site: appinventor.mit.edu.

Conteúdo Programático: