Desenvolvimento Rápido para Android – App Inventor – 1ª Turma

Confirme sua vaga até 31 de outubro e ganhe 20% de desconto.

Unidade: Lagoa
Previsão: Novembro de 2016
Formato: Sábado, de 8h as 17h
Proferssor: Stênio Oliveira da Silva
Carga Horária: 20h
Vagas: 25
Turma:


Certificação: O Certificados de Participação dos cursos ofertados pela Escola de Extensão Ateneu estarão disponíveis em nossa plataforma de certificação num prazo máximo de 72 horas após a finalização do curso. Obterá o Certificado de Participação o aluno com frequência igual ou superior a 75% da carga horaria.
Observação: Este curso poderá ser adiado até as vagas mínimas serem preenchidas.

Currículo Resumido:

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Telemática e Gestão Estratégica em Negócios de Telecomunicações pela Faculdade Integrada do Ceará, possui também a titulação de Técnico em Telecomunicações pelo CEFET-CE (atual IFCE). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade Ateneu dos Cursos de Graduação Tecnológica em Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Objetivo:

O App Inventor é um aplicativo com interface de desenvolvimento web, de código aberto, mantido atualmente pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) com apoio da empresa Google desenvolvedor original). O objetivo maior do software é conduzir os iniciantes em programação computacional no desenvolvimento rápido de aplicações para o Sistema Operacional Android. Utiliza interface gráfica que permite ao desenvolvedor arrastar e soltar componentes visuais e não visuais durante a criação de aplicativos. A criação do App Inventor baseou-se em estudos feitos em ambiente acadêmico relacionados à informática educativa.

O projeto App Inventor foi lançado em dezembro de 2010, tendo a sua equipe liderada por Hal Abelson e Mark Friedman que iniciaram um ano depois o MIT Center for Mobile Learning. Em seu ambiente de
desenvolvimento destacam-se o editor de blocos visuais onde é possível programar utilizando blocos com a proposta de quebra-cabeça e o app companion que permite a compilação em tempo real nos dispositivos que estejam conectados em uma rede Wi-Fi, além dos recursos disponíveis para dispositivos USB, com ou sem QR Code. O App Inventor é gratuito e está atualmente na versão 2 Beta, estável.

Este treinamento destina-se a estudantes e profissionais de Informática, Análise de Sistemas, Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, desenvolvedores que já atuam com outras linguagens
de programação, iniciantes e entusiastas. Tem como objetivos promover a compreensão e os fundamentos básicos da linguagem de programação utilizando blocos do App Inventor para o Sistema Operacional Android.

É desejável que o aluno possua conhecimento básico de lógica de programação. Não é necessário conhecer quaisquer linguagens de programação já existentes no mercado, pois a linguagem utilizada é
alternativa e inovadora frente as já existentes, além de ser uma linguagem de altíssimo nível (mais próxima do ser humano).

Web Site: appinventor.mit.edu.

Conteúdo Programático:

1. Apresentação do Curso
1.1. Sobre o App Inventor

2. Ambiente de Desenvolvimento
2.1. Acesso e Interface
2.2. Projetos
2.3. Conexão
2.4. Compilação
2.5. Ajuda

3. Suporte
3.1. Galeria de Aplicativos
3.2. Guia
3.3. Reportar Problema

4. Designer
4.1. Paleta de Componentes
4.2. Visualisador
4.3. Componentes do Projeto
4.4. Propriedades dos Componentes
4.5. Mídias

5. Blocos
5.1. Blocos de Programação
5.2. Visualizador
5.3. Mídias

6. Desenvolvendo
6.1. Criação de Projeto
6.2. Publicação de Aplicativo

Botão Inscrição-01

NÚCLEO DE EXTENSÃO ATENEU
cursos.extensao@fate.edu.br | www.fate.edu.br/extensao