Descrição

Faculdade Ateneu conta com cinco bibliotecas em sua Instituição, uma funcionando na Unidade Antônio Bezerra, outras três nas unidades de Messejana e uma na Unidade Montese.

As Bibliotecas da Faculdade Ateneu têm por finalidade atender às necessidades de informação, estudo, pesquisa e extensão dos seus usuários. Seu acervo possui cerca de 9 mil títulos, totalizando mais de 30 mil volumes, voltados para as áreas de interesses específicos dos cursos oferecidos pela faculdade, composto por livros, monografias, teses, anais, folhetos, DVDs, CD ROM e periódicos.
Dispõe de um sistema informatizado, o RM TOTVS. Reservas e renovações de empréstimos podem ser feitas via internet, através do Portal Online, serviço que também disponibiliza consulta ao catálogo do acervo. O prazo de empréstimo é delimitado em função do tipo de usuário. O acesso informatizado da biblioteca possibilita o acesso à base de dados.

 

Serviços Disponíveis Oferecidos Aos Alunos:

– Serviço de referência:

Consiste no atendimento individual de excelência efetuado aos usuários que necessitam de orientação para realização de busca e recuperação de informações especializadas;

– Consulta local e empréstimo domiciliar

Consiste no empréstimo de publicações para uso dentro das dependências da Biblioteca; destina-se à comunidade em geral. Já o empréstimo domiciliar consiste no empréstimo de publicações para uso fora do ambiente da Biblioteca e destina-se aos professores, alunos e colaboradores da Ateneu.

– Apoio à normalização de trabalhos acadêmicos:

Proporciona aos usuários a orientação na aplicação das normas da ABNT para a apresentação de trabalhos técnico-científicos, como elaboração da folha de rosto, sumário, seções primárias e secundárias, paginação e referências bibliográficas.

– Elaboração de ficha catalográfica

O preparo da ficha catalográfica, que deve constar no verso da folha de rosto dos trabalhos acadêmicos defendidos na FATE, é realizado de acordo com os padrões internacionais vigentes. Para solicitá-lo, procure a bibliotecária ou envie o formulário de solicitação de ficha catalográfica preenchido para o endereço eletrônico biblioteca@fate.edu.br.

– Levantamento bibliográfico:

Consiste em pesquisar material existente no acervo da biblioteca a partir de assuntos sugeridos pelo usuário; destina-se aos professores da Faculdade;

– Comutação bibliográfica:

Esse serviço é oferecido através do Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT, coordenado pelo IBICT, orientando os usuários na localização e busca do material bibliográfico não disponível no acervo da FATE e possibilitando a solicitação de cópias de artigos publicados em periódicos técnicos-científicos (revistas, jornais, boletins, etc), teses, dissertações e anais de congressos existentes em bibliotecas de todo o país.

 

Horário de funcionamento:

Antônio Bezerra
Segunda a sexta, das 8h às 21h
Sábados das 8h às 12h

Centro de Humanidades
Segunda a sexta, das 17h às 22h

Lagoa de Messejana
Segunda a sexta, das 8h às 22h
Sábados das 8h às 12h

Messejana Sede
Segunda a sexta, das 8h às 22h
Sábados das 8h às 12h

Montese
Segunda a sexta, das 18h às 22h

 

Bibliotecária Coordenadora:
Cynthia Rocha Brasil

Bibliotecárias:
Liciane Barbosa Parente
Francineide Rocha Duarte

Auxiliares:
Antônia Maria Cipriano
Lariane Lima Ribeiro
Maria Neide Marques Torres
Rakellys Maria Chaves dos Santos
Raphael Leite Pinheiro
Renato dos Santos Nascimento
Vladia de Almeida Barbosa

Estagiário:
Rodrigo Antônio Oliveira Paiva