Psicologia

Curso Graduação Bacharelado em Psicologia

Autorização de Curso – Portaria 703 de 02/10/2015 – Antônio Bezerra
Autorização de Curso – Portaria 915 de 27/11/2015 – Messejana
Autorização de Curso – Portaria 847 de 22/12/2016 – Montese

Turno: Matutino/Noturno | Grau: Bacharelado | Duração: 5 (cinco) anos | Unidade de oferta: Antônio Bezerra | Messejana | Montese

Coordenação:
Prof. JOSÉ WILSON OLIVEIRA VASCONCELOS

Currículo Resumido
ObjetivosPerfil do EgressoHabilidadesGrade CurricularCorpo Docente

Objetivo Geral Curso Bacharel em Psicologia

Formar, integralmente, o Psicólogo, assegurando-lhe um sólido conhecimento teórico e prático, a partir de uma linha praxiológica que lhe proporcione, como futuro profissional, efetivas oportunidades de aperfeiçoamento pessoal e melhoramento da sociedade.

Objetivos Específicos Curso Bacharel em Psicologia

– Oferecer fundamentos teóricos e metodológicos necessários ao desenvolvimento de uma ciência psicológica moderna e atualizada;

– Oferecer conhecimentos práticos que sirvam de sustentáculo e de complemento para o estudo dos fenômenos biopsicossociais;

– Promover o desenvolvimento de habilidades de avaliação, planejamento, intervenção e crítica, necessárias à utilização do conhecimento teórico e técnico, na prevenção e na assistência dos problemas psicológicos em diferentes contextos;

– Desenvolver um campo propício à reflexão filosófica e epistemológica da teoria e da prática do psicólogo, nas principais áreas de atuação profissional;

– Sensibilizar o estudante para a promoção de uma postura ética, respeitosa aos direitos humanos e conscienciosa de seu papel como cidadão, compromissado com a realidade social na qual está inserido;

– Promover a investigação científica, incentivando a efetiva participação dos alunos em pesquisas na ciência psicológica;

– Despertar, no discente, o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional e cultural, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos dentro de uma estrutura intelectual, sistematizadora dos conhecimentos de cada geração;

– Possibilitar o cumprimento do preceito constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo, assim, para o avanço da Psicologia como ciência e profissão.

De acordo com as DCNs para os Cursos de Psicologia, o desempenho e a atuação do psicólogo deve se respaldar na aquisição de conhecimentos teóricos e na capacidade de saber utilizá-los nos mais variados contextos, embasado em linhas teóricas consistentes.

O perfil profissional do Curso de Psicologia da FATE, materializa-se a partir de uma proposta de formação profissional, que proporcione ao graduado condições para fazer uma atenta leitura às demandas locais, regionais e nacionais, considerando as necessidades socioculturais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

Desta forma, busca-se que os egressos venham a ocupar possíveis áreas de atuação, realizando um trabalho embasado em suas competências e habilidades, fazendo uma leitura crítica deste contexto.

O curso de Psicologia propõe a formação de um profissional centrado e orientado para questões do desenvolvimento social, bem como, ciente dos fenômenos políticos, econômicos e culturais do país, fundamentais ao pleno exercício da profissão, apto a transformar o conhecimento adquirido em comportamento ético e profissional. Finalizando, o perfil do egresso contempla um profissional comprometido com um exercício contínuo e permanente de atualização dos saberes psicológicos, e de busca pela qualidade do exercício profissional.

O Egresso do Curso de Psicologia atuará no estudo dos problemas da mente e do comportamento do indivíduo e sua interação com a comunidade.

É capaz de compreender os múltiplos referenciais que orientam a Psicologia na forma de apreender os fenômenos e processos psicológicos em suas interfaces com os fenômenos biológicos e socioculturais, além de trabalhar em diferentes contextos, na promoção da saúde, do desenvolvimento da qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades.
Em sua atividade gerencia o trabalho, os recursos materiais, de modo compatível com as políticas públicas de saúde.

Atuará na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo e da comunidade, primando pelos princípios éticos e de segurança. Dentro dessa linha de pensamento e concretizando o que preconiza as DCN, a formação em Psicologia tem por objetivos gerais dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:

  • – Atenção à saúde;
  • – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
  • – Comunicação;
  • – Liderança;
  • – Administração e gerenciamento;
  • – Educação permanente;
  • – Esta proposta de formação articula os conhecimentos, habilidades e competências em torno dos seguintes eixos estruturantes: Fundamentos epistemológicos e históricos que permitam ao formando o conhecimento das bases epistemológicas presentes na construção do saber psicológico, desenvolvendo a capacidade para avaliar criticamente as linhas de pensamento em
  • – Psicologia;
  • – Fundamentos teórico-metodológicos que garantam a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Psicologia;
  • – Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, de forma a garantir tanto o domínio de instrumentos e estratégias de avaliação e de intervenção quanto a competência para selecioná-los, avaliá-los e adequá-los a problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional;
  • – Fenômenos e processos psicológicos que constituem classicamente objeto de investigação e atuação no domínio da Psicologia, de forma a propiciar amplo conhecimento de suas características, questões conceituais e modelos explicativos construídos no campo, assim como seu desenvolvimento recente;
  • – Interfaces com campos afins do conhecimento para demarcar a natureza e a especificidade do fenômeno psicológico e percebê-lo em sua interação com fenômenos biológicos, humanos e sociais, assegurando uma compreensão integral e contextualizada dos fenômenos e processos psicológicos;
  • – Práticas profissionais voltadas para assegurar um núcleo básico de competências que permitam a atuação profissional e a inserção do graduado em diferentes contextos institucionais e sociais, de forma articulada com profissionais de áreas afins.
  • – BIOESTATÍSTICA
  • – FILOSOFIA
  • – INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
  • – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
  • – SOCIOLOGIA
  • – ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
  • – ÉTICA E EXERCÍCIO PROFISSIONAL
  • – FUNDAMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
  • – HISTÓRIA DAS IDEIAS PSICOLÓGICAS
  • – PRÁTICAS INTEGRATIVAS (PROJETO INTEGRADOR)
  • – PSICOLOGIA E SOCIEDADE
  • – CICLO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
  • – FUNDAMENTOS DA PERSONALIDADE
  • – OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO
  • – PRÁTICAS INTEGRATIVAS II (PROJETO INTEGRADOR)
  • – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
  • – PSICOLOGIA SOCIAL
  • – ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
  • – FUNDAMENTOS DA PSICANÁLISE
  • – FUNDAMENTOS DO BEHAVIORISMO
  • – PRÁTICAS INTEGRATIVAS III (PROJETO INTEGRADOR)
  • – PROCESSOS COGNITIVOS BÁSICOS
  • – PSICOLOGIA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA
  • – PRÁTICAS INTEGRATIVAS IV (PROJETO INTEGRADOR)
  • – PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
  • – PSICOLOGIA DOS GRUPOS:TEORIA E PRÁTICA
  • – PSICOLOGIA JURÍDICA
  • – PSICOLOGIA SOCIAL E COMUNITÁRIA
  • – PSICOPATOLOGIA E AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES PSIQUICAS
  • – FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA CLINICA
  • – PRÁTICAS INTEGRATIVAS V (PROJETO INTEGRADOR)
  • – PSICOLOGIA DAS INSTITUIÇÕES
  • – PSICOLOGIA DAS RELAÇOES FAMILIARES
  • – PSICOLOGIA DO TRABALHO
  • – PSICOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
  • – PSICOLOGIA TEORIA E PRÁTICA: ABORDAGEMFENOMENOLOGIA EXISTÊNCIA HUMANISTICA
  • – PSICOLOGIA TEORICA E PRÁTICA: PSICANÁLISE
  • – TÉCNICAS DE EXAMES PSICOLÓGICOS I
  • – TÉCNICAS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA CLINICA
  • – PESQUISA EM PSICOLOGIA
  • – PROCESSOS PSICOLÓGICOS NO ÂMBITO HOSPITAR
  • – PSICOLOGIA TEORIA E PRÁTICA COMPORTAMENTAL
  • – PSICOTERAPIA BREVE
  • – TÉCNICAS DE EXAMES PSICOLÓGICOS II
  • – AÇÕES PREVENTIVA E INTERVENTIVAS NAS INSTITUIÇÕES
  • – ESTÁGIO PROFISSIONAL I
  • – PSICOTERAPIA TÉCNICAS E INTERVEÇÕES: COGNITIVA
  • – PSICOTERAPIA TÉCNICAS E INTERVENÇÕES: ABORDAGEM COMPOTAMENTAL
  • – PSICOTERAPIA TÉCNICAS E INTERVENÇÕES: ABORDAGEM FENOMENOLOGIA EXISTÊNCIA HUMANÍSTICA
  • – PSICOTERAPIA TÉCNICAS E INTERVENÇÕES:PSICANALÍTICA
  • – ESTÁGIO PROFISSIONAL II
  • – INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS: ANÁLISE E PROPOSTA DE INTERVENÇÕES
  • – PSICOFARMACOLOGIA
  • – PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO
  • – TÉCNICAS DE ENTREVISTAS PSICODIAGNÓSTICA

Em Breve.

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