Pedagogia

Curso Graduação Licenciatura Pedagogia

Reconhecimento de curso – Portaria 820 de 29/10/2015 – Messejana
Autorização de curso – Portaria 399 de 1/6/2015 – Ant. Bezerra
Autorização de curso – Portaria 232 de 4/12/2015 – Pecém

Turno: Noturno  | Grau: Licenciatura | Duração: 4 (quatro) anos | Unidade de oferta: Antônio Bezerra, Messejana e Pecém

Coordenação:
Profa. LUCIOLA LIMA CAMINHA PEQUENO

MissãoObjetivosPerfil do EgressoCompetências e HabilidadesGrade CurricularDiferenciais do CursoCorpo Docente

A formação integral do profissional do Curso de Graduação em Pedagogia, despertando-lhe o senso crítico, o critério ético, além da capacidade de julgar e agir corretamente, formando cidadãos conscientes, capacitados para a vida profissional e social, conforme as exigências da sociedade moderna. O curso foi reconhecido com nota 4 (“Muito bom”) pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC).

Objetivo Geral
Formar profissionais, na área de educação competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capacitados, através do processo de aprendizagem constante, nas diversas áreas do saber, para uma participação crítica e construtiva como cidadão.

Objetivos Específicos
Formar professores para exercer funções de:
– Magistério na Educação Infantil;
– Magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
– Magistério nos cursos do Ensino Médio na modalidade normal de educação profissional;
– Gestão na instituição escolar;
– Em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

O profissional é habilitado para atuar nas áreas da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Médio na modalidade normal de Educação Profissional, na gestão escolar e implementação de projetos em sistemas formais e não formais de educação; atividades científico-tecnológicas do campo educacional

Gerais
Segundo as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Pedagogia a formação profissional deve viabilizar uma capacitação teórico-metodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas, com vistas à:
a) Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;
b) Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social;
c) Utilização dos recursos da informática.

Específicas
O profissional formado deverá ser capaz de:
– Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
– Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
– Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
– Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
– Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
– Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
– Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
– Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
– Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
– Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
– Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
– Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
– Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
– Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental / ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
– Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
– Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

– Alfabetização e Letramento
– Atividades Formativas
– Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Educação
– Avaliação da Aprendizagem
– Avaliação Organizacional e Planejamento em Educação
– Ciências: Conteúdo e Métodos
– Didática
– Educação de Jovens e Adultos (EJA)
– Educação Inclusa
– Ensino da Arte em Educação
– Est. e Funcionamento da Educação Básica
– Estágio Supervisionado
– Estágio Supervisionado I (Ed. Infantil)
– Estágio Supervisionado II (Ensino Fundamental)
– Estágio Supervisionado III (Gestão escolar)
– Filosofia da Educação
– Fundamentos da Educação Infantil
– Fundamentos da Gestão Escolar
– Fundamentos das Series Iniciais
– Fundamentos de Pedagogia
– Gestão Pedagógica
– História da Educação
– História/Geografia: Conteúdos e Métodos
– Informática Aplicada à Educação
– Leitura e Produção Textual
– Libras – Língua Brasileira de Sinais
– Língua portuguesa: Conteúdos e Métodos
– Ludicidade e Recreação (brinquedoteca)
– Matemática: Conteúdos e Métodos
– Metodologia do Trabalho Científico
– Multiculturalismo, Diversidade e Relações Étnico-Raciais /Educação Indígena e no Campo
– Pesquisa e Prática Pedagógica I
– Pesquisa e Prática Pedagógica II
– Pesquisa e Prática Pedagógica III
– Pesquisa e Prática Pedagógica IV
– Pesquisa e Prática Pedagógica V
– Pesquisa e Prática Pedagógica VI
– Pesquisa e Prática Pedagógica VII
– Pesquisa Educacional
– Psicologia da Educação
– Psicomotricidade
– Sociologia e Antropologia da Educação
– Temas Avançados e Transversais na Educação

Distribuição da Carga Horária

Disciplinas Carga Horária
Atividades Formativas 2.640 H/A
Estágio Supervisionado 400 H/A
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Educação 200 H/A
Total 3.240 H/A

– Evento cultural: semana da Pedagogia;
– Iniciação a pesquisa;
– Laboratório para prática de ensino: brinquedoteca;
– Compromisso social;
– Integração entre teoria e prática;
– Monitoria;
– Atividades de extensão;
– Núcleo de Apoio a carreira;
– Encaminhamento para estágio;
– Parcerias com escolas públicas.

Em Breve.

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