Pedagogia

Curso Graduação Licenciatura Pedagogia

Reconhecimento de curso – Portaria 820 de 29/10/2015 – Messejana
Autorização de curso – Portaria 399 de 1/6/2015 – Ant. Bezerra
Autorização de curso – Portaria 232 de 4/12/2015 – Pecém

Turno: Noturno  | Grau: Licenciatura | Duração: 4 (quatro) anos | Unidade de oferta: Antônio Bezerra, Messejana e Pecém

Coordenação:
Profa. EMANUELLE OLIVEIRA

MissãoObjetivosPerfil do EgressoCompetências e HabilidadesGrade CurricularDiferenciais do CursoCorpo Docente

A formação integral do profissional do Curso de Graduação em Pedagogia, despertando-lhe o senso crítico, o critério ético, além da capacidade de julgar e agir corretamente, formando cidadãos conscientes, capacitados para a vida profissional e social, conforme as exigências da sociedade moderna. O curso foi reconhecido com nota 4 (“Muito bom”) pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC).

Objetivo Geral
Formar profissionais, na área de educação competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capacitados, através do processo de aprendizagem constante, nas diversas áreas do saber, para uma participação crítica e construtiva como cidadão.

Objetivos Específicos
Formar professores para exercer funções de:
– Magistério na Educação Infantil;
– Magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
– Magistério nos cursos do Ensino Médio na modalidade normal de educação profissional;
– Gestão na instituição escolar;
– Em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

O profissional é habilitado para atuar nas áreas da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Médio na modalidade normal de Educação Profissional, na gestão escolar e implementação de projetos em sistemas formais e não formais de educação; atividades científico-tecnológicas do campo educacional

Gerais
Segundo as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Pedagogia a formação profissional deve viabilizar uma capacitação teórico-metodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas, com vistas à:
a) Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;
b) Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social;
c) Utilização dos recursos da informática.

Específicas
O profissional formado deverá ser capaz de:
– Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
– Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
– Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
– Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
– Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
– Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
– Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
– Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
– Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
– Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
– Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
– Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
– Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
– Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental / ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
– Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
– Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

PERÍODO 1
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PLANEJAMENTO DE CARREIRAS
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGOGICA I
FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA

 

PERÍODO 2
FUNDAMENTOS DAS SERIES INICIAIS
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA II
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

 

PERÍODO 3
AVALIAÇÃO ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO
DIDÁTICA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

 

PERÍODO 4
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ENSINO DA ARTE EM EDUCAÇÃO
LÍNGUA PORTUGUESA: CONTEÚDOS E MÉTODOS
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGOGICA IV

 

PERÍODO 5
EDUCAÇÃO INCLUSA
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
LUDICIDADE E RECREAÇÃO (BRINQUEDOTECA)
MATEMÁTICA: CONTEÚDOS E MÉTODOS
PESQUISA E PRATICA PEDAGOGICA V

 

PERÍODO 6
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (ED INFANTIL)
FUNDAMENTOS DE GESTÃO ESCOLAR
GESTÃO PEDAGÓGICA – POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VI

 

PERÍODO 7
CIÊNCIAS: CONTEÚDOS E MÉTODOS
ESTAGIO SUPERVISIONADO II (ENSINO FUNDAMENTAL)
HISTÓRIA/GEOGRAFIA: CONTEÚDOS E MÉTODOS
LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
MULTICULTURALISMO, DIVERSIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS/EDUCAÇÃO INDÍGINA E NO CAMPO

 

PERÍODO 8
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III (GESTÃO ESCOLAR)
INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO
POSICIONAMENTO PROFISSIONAL
PSICOMOTRICIDADE
TEMAS AVANÇADOS E TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO
PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA VII

 

Distribuição da Carga Horária

Disciplinas Carga Horária
Atividades Formativas 2.640 H/A
Estágio Supervisionado 400 H/A
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Educação 200 H/A
Total 3.240 H/A

– Evento cultural: semana da Pedagogia;
– Iniciação a pesquisa;
– Laboratório para prática de ensino: brinquedoteca;
– Compromisso social;
– Integração entre teoria e prática;
– Monitoria;
– Atividades de extensão;
– Núcleo de Apoio a carreira;
– Encaminhamento para estágio;
– Parcerias com escolas públicas.

Barbara Pimenta de Oliveira

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atuou como formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/ UFC) e orientadora de estudo da Secretaria Municipal de Educação (SME), do município de Fortaleza, do Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5). Atualmente, é professora da educação básica da rede municipal de Fortaleza e do Curso de Pedagogia da Faculdade Ateneu (FATE). Colaboradora do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES/UECE). Suas áreas de estudos são: Educação Matemática, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem.

Cristiane Aragão de Pontes Cabral

Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú- UVA . Especialista em Linguistica aplicada e Ciências da Educação. Tem experiência na área Alfabetização e letramente, capacitação de professores e Ensino Médio. Atua nas disciplinas de Fundamentos da Educação Infantil e nas Series Iniciais.

Fabrícia Alves Pinto

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e especialista em Gestão e Didática do Ensino Superior e Administração em Negócios pelo Instituto de Pós-Graduação Ateneu. Atualmente é supervisora pedagógica no SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL – SENAC/CE e professor assistente I da FACULDADE ATENEU ministrando as disciplinas de Gestão Integrada de Pessoas I, Recrutamento e Seleção e Rotinas de Administração de Pessoal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional.

Janote Pires Marques

Doutorado em Educação Brasileira (2014) e mestrado em História Social (2008), ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC); licenciatura em História (1998) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente, é professor da Faculdade Ateneu (FATE). Tem experiência na formação de professores e nas áreas de História e de Educação, com ênfase em ensino e pesquisa em História, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira, história da moda e da indumentária, teorias da História.

Jeimes Mazza Lima

Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (1996), Especialização em Metodologias do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (2003), Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2006) e é Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, Reformas Educacionais. Atua como professor formador da Universidade Aberta do Brasil, com as disciplinas: Didática Geral, Metodologia da Pesquisa e Introdução a Educação a Distância.

João Carlos Rodrigues da Silva

Doutor em Linguística (Análise Crítica do Discurso) pela Universidade de Brasília, mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Descrição da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará e graduado em Letras também pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor da Faculdade Ateneu (FATE), da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF) e do Colégio Militar de Fortaleza. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise crítica do discurso midiático, referenciação, argumentação e gêneros textuais.

Jose Deusimar Rodrigues

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará(1988), graduação em Bacharel em Teologia pelo Seminário Teologico Betel – Faculdade Teológica(1982), especialização em Pos-graduação Lato Sensu em Teoria Psicanalítica pela Faculdade Redentor(2002), especialização em Psicanalise Clinico pela Faculdade Redentor(2003), especialização em Psicanálise Didáta pela Sociedade Psicanalitica Ortodoxa do Brasil(2002), especialização em Pós Graduação em Teoria Psicanalítica e Didáta pela Faculdade Redentor RJ(2002) e doutorado em Doutor em Psicanálise pela Rede Internacional de Ensino Livre(2013). Atualmente é prof da Faculdade Ateneu e Coordenador do Colegio Irmã Maria Montenegro.

Karine Martins Saldanha

Graduada em Fisioterapia – UNIFOR, Especialização em Libras – Docência, Tradução e Interpretação – em curso. Monitora voluntária da disciplina LIBRAS – UNIFOR. Pós-Graduando em andamento Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Terapias Manuais- UNIFOR. Cursando Instrutor de LIBRAS – CREAECE.

Karla Colares Vasconcelos 

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará (2014), com linha de pesquisa em História e Memória da Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2004). Participou do GEARD – grupo de estudo artesanato digital da Universidade Federal do Ceará e Transição Didática – equipe multi disciplinar da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino- aprendizagem, história, professor, educação a distância e memória. Atualmente é membro do LAPEDI – Laboratório de Práticas Educativas Digitais m, que estuda sobre as práticas educativas e as subjetividades do corpo dentro e fora dos meios midiáticos. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará – UFC.

Lourdes Rafaella Santos Florencio

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil / FAIBRA. Licenciada em História pela Universidade Regional do Cariri / URCA, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Latino Americana de Educação, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Integrada do Brasil. Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará / UFC, Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará / UFC. Diretora Acadêmica da Faculdade Latino Americana de Educação e professora da Faculdade ATENEU. Membro do grupo de pesquisa História e Memória da Educação ? NHIME/UFC. Atua e desenvolve pesquisas relacionadas ao Ensino de História nas séries iniciais; História da Educação com imbricações que perpassam pelas discussões de Gênero e diversidade étnico-racial.

Lucicleide de Souza Barcelar

Possui Suficiência Investigadora (Diploma de Estudos Avançados) em “Calidad Educativa en un Mundo Plural ” Universidade de Barcelona (2003) e Doutorado em Pedagogia Social – Universidade Autónoma de Barcelona (2008). Com pós-doutorado pela Universidad de Valladolid em 2016. Atualmente, é professora da Faculdade Ateneu, nos cursos de Graduação em Administração e Pedagogia.Atualmente é pesquisadora responsável do Grupo de Estudo Choque Cultural. Editora responsável da revista Gestão e Desenvolvimento.

Luciola Lima Caminha Pequeno

Especialização em Docência em Educação a Distância pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Atualmente é professora do curso de Pedagogia em uma Instituição de Ensino Superior de Fortaleza.

Sâmia de Alencar Sousa

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Habilitação em Administração Escolar pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, também pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da aprendizagem, orientação sexual, inteligências múltiplas, educação infantil, alfabetização e educação de jovens e adultos.

Silvia Leticia de Abreu

Mestranda em Ciência da Educação pela Universidad San Lorenzo. Especialista em Administração Escolar, Gestão em Didática de Ensino Superior e Gestão em Negócios. Possui graduação em Letras – Português / Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (1994). Atualmente é professora da Faculdade Ateneu – FATE e do Colégio da Polícia Militar. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e na área de Gestão em Negócio.

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