Marketing

Estrutura Curricular

ANO 1ANO 2
DISCIPLINAS PRESENCIAL SEMIPRESENCIAL ONLINE
Presencial Online Presencial Online Presencial Online
Estatística

Direito do Consumidor – EAD*

Fundamentos de Marketing*

Introdução à Administração

Planejamento de Carreiras

Projeto Interdisciplinar I*

Comportamento do Consumidor*

Marketing Ambiental e Social – EAD*

Gestão da Comunicação e Marketing*

Gestão de Preços e Produtos*

Gestão de Produtos e Serviços*

Projeto Interdisciplinar II*

* Diciplinas Isoladas
Disciplina PRESENCIAL SEMIPRESENCIAL ONLINE
Presencial Online Presencial Online Presencial Online
Endomarketing – EAD

Posicionamento Profissional (optativa)

Gestão de Canais de Distribuição*

Gestão de Vendas*

Pesquisa de Mercado

Projeto Interdisciplinar III*

Marketing Digital e Mídia Social – EAD*

MKT de Relacionamento – EAD*

Estratégia de Marketing*

Jogos de Empresas

Consultoria de Marketing*

Projeto Interdisciplinar IV*

* Diciplinas Isoladas
Informações GeraisCoordenaçãoMissãoObjetivosPerfil do EgressoHabilidades

Sobre o Curso de Graduação Tecnológica em Marketing

Portarias:
Reconhecimento de curso – Portaria nº 815 de 29/10/2015

Turno:
Noturno

Grau:
Tecnólogo

Duração:
2 (dois) anos

Unidades de oferta:
Messejana

Coordenadores do Curso

Unidade Messejana

Coordenação:
Profa. MIRELE CAVALCANTE DA SILVA

Currículo Resumido

Coordenação Adjunta:
Prof. LUIZ ARAKEN NEVES DE PINHO

Missão

Curso Superior de Tecnologia em Marketing tem como missão fornecer uma sólida formação de estratégias de marketing nas organizações, elaborando políticas eficazes, eficientes e eticamente responsáveis, com uma visão geral da dimensão conjuntural dos serviços de marketing, capacitando teórico e tecnicamente pessoas para o exercício e desempenho de atividades especificas do Marketing em seus variados âmbitos.

Objetivos

Preparar profissionais de forma humana e técnica, com as competências e habilidade necessárias para atuarem com uma visão sólida na gestão de marcas e da imagem empresarial. Trazer aos participantes as principais questões e desafios presentes nas relações entre ofertantes e demandantes de bens e serviços, fornecendo instrumentos e conceitos teóricos e práticos para gerir ações que estimulem comportamentos, hábitos e costumes sociais de maneira a conseguir resultados efetivos. Oportunizar aos profissionais vinculados às empresas e aos profissionais liberais a habilitação, com vistas ao aprimoramento qualificado de conhecimentos, para o desempenho das funções ligadas à Gestão de Marketing.

As disciplinas, ressalvadas as suas particularidades, possibilitarão aos alunos capacidades para:
– Preparar profissionais para a prática de Marketing, através do foco no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado, permitindo sua atuação de maneira inovadora e criativa, na administração dos relacionamentos entre as empresas e as necessidades do consumidor, que exijam intensa capacidade analítica, conceitual e tática;
– Proporcionar ao aluno um ambiente de aprendizagem que permita um equilíbrio entre a aprendizagem teórica e prática;
– Possibilitar ao aluno o contato com as últimas tendências de marketing e relacionamento com o cliente, bem como analisar a aplicabilidade destas;
– Desenvolver no aluno as capacitações técnicas, teóricas, humanas e tecnológicas para aplicar os princípios do Marketing em vários setores econômicos (seja para produtos e/ou serviços), aliando as ferramentas existentes hoje no mercado às técnicas gestoras de relacionamento com pessoas;
– Despertar o interesse dos alunos no aprofundamento dos estudos voltados a melhora contínua dos relacionamentos entre empresas e consumidores, visando a melhora progressiva deste profissional no mercado de trabalho.

Perfil do Egresso

Formar profissionais com competências estratégicas de marketing capazes de identificar e satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores pós-modernos, antecipando tendências e implementando idéias inovadoras no desenvolvimento da comercialização de bens e serviços, bem como antecipando riscos.

Habilidades

– Desenvolver as estratégias e planos de marketing da empresa, identificando as diretrizes a serem implementadas no tocante aos investimentos que a capacitam a utilizar o marketing como uma ferramenta de melhoria da competitividade;
– Planejar e coordenar a realização de pesquisas de marketing, objetivando avaliar o grau de satisfação dos usuários em relação aos bens e serviços da empresa assim como para identificação de novos mercados bens e serviços;
– Desenvolver o composto de bens e serviços da empresa de acordo com seu posicionamento no mercado;
– Analisar dados sobre o perfil do consumidor pós-moderno (renda, hábitos de consumo, entre outros);
– Tomar decisões sobre determinação dos canais de distribuição, preço e praça de acordo com o composto de bens e serviços da empresa;
– Identificar as formas mais eficientes de comunicação e vendas, a fim de desenvolver relacionamentos com consumidores, antecipar tendências e aproveitar oportunidades de mercado;
– Coordenar equipes de vendas e de relacionamento com clientes;
– Definir a política de preços e de comercialização de bens e serviços;
– Implantar estratégias para manter os clientes atuais da empresa e fortalecer sua imagem pública;
– Contratar colaboradores para a atividade de marketing, bem como sugerir e implantar políticas de remuneração, benefícios e avaliação dos recursos humanos da área;
– Assessorar os dirigentes de marketing em instituições públicas e privadas;
– Empreender negócio próprio e prestar consultoria em marketing;
– Gerenciar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias, bem como identificar oportunidades no varejo sem loja;
– Gerir negócios técnicos de e-bussines.

 


INSCRIÇÕES ABERTAS