Marketing

 Reconhecimento de curso – Portaria nº 815 de  29/10/2015

Turno: Noturno | Grau: Tecnólogo | Duração: 2 (dois) anos | Unidades de oferta: Messejana

Coordenação:
Prof. LUIZ ARAKEN NEVES DE PINHO

MissãoObjetivosPerfil do EgressoHabilidadesGrade CurricularCorpo Docente

Curso Superior de Tecnologia em Marketing tem como missão fornecer uma sólida formação de estratégias de marketing nas organizações, elaborando políticas eficazes, eficientes e eticamente responsáveis, com uma visão geral da dimensão conjuntural dos serviços de marketing, capacitando teórico e tecnicamente pessoas para o exercício e desempenho de atividades especificas do Marketing em seus variados âmbitos.

Preparar profissionais de forma humana e técnica, com as competências e habilidade necessárias para atuarem com uma visão sólida na gestão de marcas e da imagem empresarial. Trazer aos participantes as principais questões e desafios presentes nas relações entre ofertantes e demandantes de bens e serviços, fornecendo instrumentos e conceitos teóricos e práticos para gerir ações que estimulem comportamentos, hábitos e costumes sociais de maneira a conseguir resultados efetivos. Oportunizar aos profissionais vinculados às empresas e aos profissionais liberais a habilitação, com vistas ao aprimoramento qualificado de conhecimentos, para o desempenho das funções ligadas à Gestão de Marketing.

As disciplinas, ressalvadas as suas particularidades, possibilitarão aos alunos capacidades para:
– Preparar profissionais para a prática de Marketing, através do foco no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado, permitindo sua atuação de maneira inovadora e criativa, na administração dos relacionamentos entre as empresas e as necessidades do consumidor, que exijam intensa capacidade analítica, conceitual e tática;
– Proporcionar ao aluno um ambiente de aprendizagem que permita um equilíbrio entre a aprendizagem teórica e prática;
– Possibilitar ao aluno o contato com as últimas tendências de marketing e relacionamento com o cliente, bem como analisar a aplicabilidade destas;
– Desenvolver no aluno as capacitações técnicas, teóricas, humanas e tecnológicas para aplicar os princípios do Marketing em vários setores econômicos (seja para produtos e/ou serviços), aliando as ferramentas existentes hoje no mercado às técnicas gestoras de relacionamento com pessoas;
– Despertar o interesse dos alunos no aprofundamento dos estudos voltados a melhora contínua dos relacionamentos entre empresas e consumidores, visando a melhora progressiva deste profissional no mercado de trabalho.

Formar profissionais com competências estratégicas de marketing capazes de identificar e satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores pós-modernos, antecipando tendências e implementando idéias inovadoras no desenvolvimento da comercialização de bens e serviços, bem como antecipando riscos.

– Desenvolver as estratégias e planos de marketing da empresa, identificando as diretrizes a serem implementadas no tocante aos investimentos que a capacitam a utilizar o marketing como uma ferramenta de melhoria da competitividade;
– Planejar e coordenar a realização de pesquisas de marketing, objetivando avaliar o grau de satisfação dos usuários em relação aos bens e serviços da empresa assim como para identificação de novos mercados bens e serviços;
– Desenvolver o composto de bens e serviços da empresa de acordo com seu posicionamento no mercado;
– Analisar dados sobre o perfil do consumidor pós-moderno (renda, hábitos de consumo, entre outros);
– Tomar decisões sobre determinação dos canais de distribuição, preço e praça de acordo com o composto de bens e serviços da empresa;
– Identificar as formas mais eficientes de comunicação e vendas, a fim de desenvolver relacionamentos com consumidores, antecipar tendências e aproveitar oportunidades de mercado;
– Coordenar equipes de vendas e de relacionamento com clientes;
– Definir a política de preços e de comercialização de bens e serviços;
– Implantar estratégias para manter os clientes atuais da empresa e fortalecer sua imagem pública;
– Contratar colaboradores para a atividade de marketing, bem como sugerir e implantar políticas de remuneração, benefícios e avaliação dos recursos humanos da área;
– Assessorar os dirigentes de marketing em instituições públicas e privadas;
– Empreender negócio próprio e prestar consultoria em marketing;
– Gerenciar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias, bem como identificar oportunidades no varejo sem loja;
– Gerir negócios técnicos de e-bussines.

PERÍODO 1
ESTATISTICA APLICADA
DIREITO DO CONSUMIDOR
PLANEJAMENTO DE CARREIRA
FUNDAMENTOS DE MARKETING
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
PROJETO INTERDISCIPLINAR I

 

PERÍODO 2
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
ENDOMARKETING
ESTATÉGIA EM MARKETING
GESTÃO DE VENDAS
PESQUISA DE MERCADO
PROJETO INTERDISCIPLINAR II

 

PERÍODO 3
MARKETING DE RELACIONAMENTO
GESTÃO DE PREÇOS E CUSTOS
GESTÃO DE PRODUÇÃO E SERVIÇOS
MARKETING DIGITAL E MÍDIAS SOCIAIS
PROJETO INTERDISCIPLINAR III
JOGOS DE EMPRESA

 

PERÍODO 4
GESTÃO DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
MARKETING AMBIENTAL E SOCIAL
POSICIONAMENTO PROFISSIONAL(optativa)
GESTAO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
PROJETO INTERDISCIPLINAR IV
CONSULTORIA DE MARKETING

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS
ANÁLISE DE CONJUNTURAS SOCIAL, POLÍTICA , CULTURAL E ECONOMICA
LIBRAS
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
RELAÇÕES ÈTINICA RACIAIS
DIREITOS HUMANOS
INFORMÁTICA APLICADA
POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

 

Distribuição de Carga Horária

Disciplinas Carga Horária Créditos
Atividades Cmplementares 100 H/A 5
Demais Disciplinas 1.600 H/A 80
Total 1.700 H/A 85 créditos

Em Breve.

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