Fisioterapia

Curso Graduação Bacharelado Fisioterapia

Autorização de curso – Portaria 405 de 30/8/2013 – Antônio Bezerra
Autorização de curso – Portaria 295 de 9/7/2013 – Messejana
Autorização de curso – Portaria 311 de 15/7/2016 – Montese

Turno: Matutino/Noturno | Grau: Bacharelado | Duração: 5 (cinco) anos | Unidades de oferta: Antônio Bezerra, Messejana, Montese

Coordenador Antônio Bezerra:
Prof. JOSE EVALDO GONÇALVES LOPES JUNIOR

Currículo Resumido

Coordenação da Unidade Messejana:
Profa. CANDICE MONTEIRO MARIANO

Currículo Resumido
Perfil da Coordenação
MissãoObjetivosPerfil do EgressoCompetências e HabilidadesGrade CurricularCorpo Docente
Formar profissionais competentes e atualizados, nos vários campos de conhecimento da Fisioterapia, com base nas inovações científicas e tecnológicas nacionais e internacionais, valorizando os princípios humanistas e éticos na busca da cidadania plena e universal.
O curso de Fisioterapia da Faculdade Ateneu visa a formação de um profissional de fisioterapia capacitado para atuar com conhecimento em todas as áreas, assim com capacidade de manter, desenvolver, preservar e restaurar a integridade e funções dos órgãos e sistemas através da integridade da atenção á saúde individual e coletiva. Tudo a partir da formação de profissionais em Fisioterapia competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capacitados de maneira generalista, humanista, crítica e reflexiva para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, através do processo de aprendizagem constante nas diversas áreas do saber e a assimilação de valores éticos para uma participação crítica e construtiva destes profissionais como cidadãos.
O Curso de Fisioterapia da Faculdade Ateneu – FATE se insere na política da instituição, visando a formação de profissionais com sólidos conhecimentos técnico-científico e humanísticos capazes de prestarem assistência integral ao indivíduo, atendendo as necessidades de saúde local e regional.

O profissional formado deve adquirir conhecimentos sobre a realidade da saúde na qual atuará e seu papel social, principalmente na prestação da assistência biopsicossocial ao indivíduo, com objetivo de interferir nessa realidade visando a prevenção e a manutenção da saúde.
A concepção curricular do Curso abre perspectivas para que o profissional tenha conhecimentos, experiências e atividades para embasar os processos pessoais de atuação profissional relacionados ao seu auto-desenvolvimento, a sua interação com a sociedade, ao respeito pelo ser humano, objeto de seu trabalho, buscando, através da saúde plena, a integração deste no contexto social da região.

Nesse sentido, o profissional deve estar comprometido com as necessidades reais e urgentes da população, qualificando suas ações dentro de uma sociedade caracterizada pelas constantes transformações.

Atuando com esse objetivo, o fisioterapeuta egresso da Faculdade Ateneu estará habilitado a realizar diagnósticos fisioterapêuticos através de avaliação cinetico-funcional, planejando, estabelecendo todas as etapas do tratamento, selecionando de forma qualitativa e quantitativa, os recursos e métodos apropriados para cada caso, tais como a Cinesioterapia, Mecanoterapia, Massoterapia, Hidroterapia, Eletroterapia, Termoterapia, Fototerapia e a Manipulação Terapêutica.

Após a realização dos Estágios Supervisionados, sob a supervisão direta de um Fisioterapeuta Docente, o acadêmico estará apto a trabalhar nas diversas áreas que abrangem a fisioterapia, ou seja, neurologia, cárdio-vascular, pneumologia, traumato-ortopedia, geriatria, reumatologia, ginecologia e obstetrícia, dermato-funcional, saúde pública e saúde do trabalhador.

A formação, pela Faculdade Ateneu, do futuro Fisioterapeuta, tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

Atenção à saúde: os profissionais de Fisioterapia, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.

Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto a nível individual como coletivo;

Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais em Fisioterapia deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir habilidades para avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais apropriada;

Comunicação: os profissionais de Fisioterapia devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de Fisioterapia deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Dessa forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, não apenas transmitindo conhecimentos, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços.

– Anatomia Aplicada
– Anatomia Humana
– Atividades Complementares I
– Atividades Complementares II
– Atividades Complementares III
– Atividades Complementares IV
– Atividades Complementares VI
– Atividades Complementares VII
– Bases e Métodos da Avaliação em Fisioterapia
– Bioestatística
– Biofísica
– Bioquímica
– Cinesiologia e Biomecânica
– Cinesioterapia
– Cinesioterapia e Reeducação Funcional
– Citologia e Embriologia
– Comunicação Oficial
– Disciplina Optativa
– Eletrotermofototerapia
– Estágio Curricular Supervisionado I
– Estágio Supervisionado II
– Ética e Exercício Profissional
– Farmacologia
– Fisiologia
– Fisiologia Aplicada
– Fisioterapia Aquática
– Fisioterapia Bucomaxifacial
– Fisioterapia Cardiopulmonar
– Fisioterapia Dermato-Funcional
– Fisioterapia Desportiva
– Fisioterapia do Trabalho, Preventiva e Ergonomia
– Fisioterapia em Geriatria
– Fisioterapia em Neurologia
– Fisioterapia em Pediatria e Neonatologia
– Fisioterapia em Terapia Intensiva
– Fisioterapia em Urologia e Gineco – Ostetrícia
– Fundamentos de Psicologia
– Genética Humana
– Histologia
– História e Introdução à Fisioterapia
– Informatica Aplicada
– Metodologia da Pesquisa
– Microbiologia e Imunologia
– Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia
– Patologia Geral
– Projeto Interdisciplinar I
– Projeto Interdisciplinar II
– Projeto Interdisciplinar III
– Projeto Interdisciplinar V
– Projeto Interdisciplinar VI
– Projeto Interdisciplinar VII
– Prótese e Órtese
– Recursos Fisioterapêuticos
– Saúde Coletiva
– Saúde, Sociedade e Ambiente
– Sociologia e Antropologia Filosófica
– Tópicos Avançados em Fisioterapia I
– Trabalho de Conclusão de Curso I
– Trabalho de Conclusão de Curso II

DISCIPLINAS OPTATIVAS

– LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
– Análise de Conjunturas Social, Política, Cultural e Econômica
– Fisioterapia na Medicina Tradicional Chinesa
– Fisioterapia em Oncologia
– Tópicos Avançados em Fisioterapia II
– Bioimagem
– Gestão em Fisioterapia

Distribuição de Carga Horária

Disciplinas Carga Horária
Estágio Supervisionado 920 H/A
Atividades Complementares 120 H/A
Demais Disciplinas 3.340 H/A
Total 4.360 H/A

Em Breve.

Inscreva-se