Licenciatura em Educação Física

Estrutura Curricular

ANO 1ANO 2ANO 3ANO 4
DISCIPLINAS PRESENCIAL SEMIPRESENCIAL ONLINE
Presencial Online Presencial Online Presencial Online
Introdução à EDF e Plan. Carreiras

Anatomia Humana

Fil. e Soc. do Mov. Humano

Biologia Celular e Tecidual

Metodologia da Pesquisa Cient. – EAD

Fisiologia Humana

Cinesiologia

Epidemiologia do Mov. Humano

Psicologia do Mov. Humano

Bioquímica da Atividade Motora

* Diciplinas Isoladas
Disciplina PRESENCIAL SEMIPRESENCIAL ONLINE
Presencial Online Presencial Online Presencial Online
Fisiologia do Mov. Humano

Biomecânica

Controle Motor

Ética e Moral

Fund. de Saúde Pública em EDF

Socorros de Urgência

Seminário Temático em EDF

Aprendizagem Motora

Desenvolvimento Humano

Medidas e Aval. da Ativ. Motora

* Diciplinas Isoladas
Disciplina PRESENCIAL SEMIPRESENCIAL ONLINE
Presencial Online Presencial Online Presencial Online
Gin. e Dança Aplic. EDF Escolar*

Esporte Coletivo Aplicado EDF Escolar*

Didática Aplicada à EDF*

Lutas Aplicada à EDF Escolar*

Recreação e Jogos de Lazer*

Gestão e Organização Escolar*

Esporte Coletivo Aplicado à EDF II*

EDF na Educação Infantil*

EDF no Ensino Fundamental I*

TCC I*

* Diciplinas Isoladas
DISCIPLINAS PRESENCIAL SEMIPRESENCIAL ONLINE
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EDF no Ensino Médio*

Multiculturalismo Div. e Rel.
Étnico-raciais*

EDF no Ensino Fundamental II*

Atletismo Aplic. à EDF Escolar*

Estágio em EDF Escolar I 10 (Ensino Infantil
e Gestão escolar)*

Educação Especial Adaptada e Libras*

Posicionamento Profissional (optativa)

Atividades Aquáticas Aplic. EDF Escolar*

TCC II*

Estágio em EDF Escolar II 10 (Ensino Fundamental
e Médio)*

Informações GeraisCoordenaçãoMissãoPerfil do Egresso HabilidadesCorpo Docente

Sobre o Curso de Graduação Licenciatura em Educação Fisica

Portarias:
Autorização de curso – Portaria 490 de 26/6/2015 – Messejana.
Reconhecimento de curso – Portaria 187 de 17/3/2018 – Ant. Bezerra.
Autorização de curso – Portaria 995 de 19/09/2017 – Pecém.

Turno:
Matutino/Noturno

Grau:
Licenciatura

Duração:
4 (Quatro) anos

Unidades de oferta:
Antônio Bezerra, Messejana, Pecém e Siqueira.

Coordenadores do Curso

Unidade Antônio Bezerra

Coordenação:
Prof. LEANDRO ARAÚJO CARVALHO

Currículo Resumido

Unidade Messejana

Coordenação:
Prof. LEANDRO ARAÚJO CARVALHO

Currículo Resumido

Missão

Formar professores aptos a discutir e compreender comportamentos, procurando criar uma consciência dos papéis sociais que representam, nos diversos grupos dos quais fazem parte, a partir de situações criadas nas vivências das atividades físicas e esportivas.

Perfil do Egresso

O Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Ateneu – FATE se insere na política da instituição, visando a formação de profissionais com sólidos conhecimentos técnico-científico e humanísticos capazes da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.

O Licenciado em Educação Física é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Física. Sua atribuição central é a docência na educação básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da educação física, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como estratégias para a transposição do conhecimento da educação física em seu saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em educação física, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formatação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

Habilidades

– Analisar criticamente as orientações da Proposta Curricular de Educação Física e sua adequação para a Educação Básica;
– Identificar em diferentes relatos de experiências didáticas, os elementos relevantes às estratégias de ensino adequadas;
– Identificar dificuldades e facilidades apresentadas pelos alunos por ocasião do desenvolvimento de atividades de ensino;
– Reconhecer nas diferentes teorias e métodos de ensino os que melhor permitem a transposição didática de conhecimentos sobre os jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas para a Educação Básica;
– Reconhecer aspectos biológicos, neuro comportamentais e sociais aplicáveis em situações didáticas, que permitam trabalhar a Educação Física na perspectiva do currículo;
– Conhecer os fundamentos teórico-metodológicos da Proposta Curricular de Educação Física, a fim de subsidiar a reflexão constante sobre a própria prática pedagógica;
– Identificar estratégias de ensino que favoreçam a criatividade e a autonomia do aluno;
– Analisar criticamente os conhecimentos da cultura de movimento disponíveis aos alunos, discriminando os procedimentos que utilizaram para acessá-los;
– Identificar instrumentos que possibilitem a coleta de informações sobre o patrimônio cultural da comunidade, visando um diagnóstico da realidade com vistas ao planejamento de ensino;
– Interpretar contextos históricos e sociais de produção das práticas corporais;
– Reconhecer e valorizar a expressão corporal dos alunos, bem como do seu desenvolvimento em contextos sociais diferenciados, estabelecendo relações com as demais práticas corporais presentes na sociedade;
– Analisar criticamente a presença contemporânea maciça das práticas corporais, fazendo interagir conceitos e valores ideológicos;
– Identificar as diferentes classificações dos jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas e os elementos que as caracterizam;
– Reconhecer os fundamentos das diversas funções atribuídas às práticas corporais (lazer, educação, melhoria da aptidão física e trabalho);
– Relacionar as modificações técnicas e táticas das modalidades esportivas às transformações sociais;
– Analisar os recursos gestuais utilizados pelos alunos durante as atividades e compará-los com os gestos específicos da cada tema;
– Identificar as formas de desenvolvimento, manutenção e avaliação das capacidades físicas condicionantes;
– Identificar as variáveis envolvidas na realização de atividades físicas voltadas para a melhoria do desempenho;
– Identificar a organização das diferentes manifestações rítmico-expressivas presentes na sociedade;
– Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da educação física e de áreas afins mediante a análise da literatura voltada ao ensino da educação física;
– Utilizar recursos de tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de fusão de conhecimentos específicos à Educação Física e de áreas afins, com o propósito de continua atualização e produção acadêmica profissional;
– Diagnosticar os interesses, as expectativas físicas, recreativas e esportivas, e oportunizar a prática de atividade física.

Corpo Docenter

Em Breve.

 


INSCRIÇÕES ABERTAS