Educação Física

Autorização de curso  – Portaria 490 de 26/6/2015 – Messejana.
Autorização de curso – Portaria 363 de 2/7/2014 – Ant. Bezerra.

Turno: Matutino/Vespertino | Grau: Licenciatura | Duração: 4 (Quatro) anos | Unidades de oferta: Antônio Bezerra e  Messejana

Coordenação da Unidade Antônio Bezerra e Messejana:
Prof. PAULO ROBERTO BESSA FARIAS

Currículo Resumido

Coordenação Adjunta da Unidade Messejana:
Prof. LEANDRO ARAUJO CARVALHO

Currículo Resumido
MissãoPerfil do EgressoCompetências e HabilidadesGrade CurricularCorpo Docente

Formar professores aptos a discutir e compreender comportamentos, procurando criar uma consciência dos papéis sociais que representam, nos diversos grupos dos quais fazem parte, a partir de situações criadas nas vivências das atividades físicas e esportivas.

O Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Ateneu – FATE se insere na política da instituição, visando a formação de profissionais com sólidos conhecimentos técnico-científico e humanísticos capazes da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.

O Licenciado em Educação Física é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Física. Sua atribuição central é a docência na educação básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da educação física, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como estratégias para a transposição do conhecimento da educação física em seu saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em educação física, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formatação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

– Analisar criticamente as orientações da Proposta Curricular de Educação Física e sua adequação para a Educação Básica;
– Identificar em diferentes relatos de experiências didáticas, os elementos relevantes às estratégias de ensino adequadas;
– Identificar dificuldades e facilidades apresentadas pelos alunos por ocasião do desenvolvimento de atividades de ensino;
– Reconhecer nas diferentes teorias e métodos de ensino os que melhor permitem a transposição didática de conhecimentos sobre os jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas para a Educação Básica;
– Reconhecer aspectos biológicos, neuro comportamentais e sociais aplicáveis em situações didáticas, que permitam trabalhar a Educação Física na perspectiva do currículo;
– Conhecer os fundamentos teórico-metodológicos da Proposta Curricular de Educação Física, a fim de subsidiar a reflexão constante sobre a própria prática pedagógica;
– Identificar estratégias de ensino que favoreçam a criatividade e a autonomia do aluno;
– Analisar criticamente os conhecimentos da cultura de movimento disponíveis aos alunos, discriminando os procedimentos que utilizaram para acessá-los;
– Identificar instrumentos que possibilitem a coleta de informações sobre o patrimônio cultural da comunidade, visando um diagnóstico da realidade com vistas ao planejamento de ensino;
– Interpretar contextos históricos e sociais de produção das práticas corporais;
– Reconhecer e valorizar a expressão corporal dos alunos, bem como do seu desenvolvimento em contextos sociais diferenciados, estabelecendo relações com as demais práticas corporais presentes na sociedade;
– Analisar criticamente a presença contemporânea maciça das práticas corporais, fazendo interagir conceitos e valores ideológicos;
– Identificar as diferentes classificações dos jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas e os elementos que as caracterizam;
– Reconhecer os fundamentos das diversas funções atribuídas às práticas corporais (lazer, educação, melhoria da aptidão física e trabalho);
– Relacionar as modificações técnicas e táticas das modalidades esportivas às transformações sociais;
– Analisar os recursos gestuais utilizados pelos alunos durante as atividades e compará-los com os gestos específicos da cada tema;
– Identificar as formas de desenvolvimento, manutenção e avaliação das capacidades físicas condicionantes;
– Identificar as variáveis envolvidas na realização de atividades físicas voltadas para a melhoria do desempenho;
– Identificar a organização das diferentes manifestações rítmico-expressivas presentes na sociedade;
– Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da educação física e de áreas afins mediante a análise da literatura voltada ao ensino da educação física;
– Utilizar recursos de tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de fusão de conhecimentos específicos à Educação Física e de áreas afins, com o propósito de continua atualização e produção acadêmica profissional;
– Diagnosticar os interesses, as expectativas físicas, recreativas e esportivas, e oportunizar a prática de atividade física.

– Fundamentos de Bioquímica e Biofísica
– História e Introdução à Educação Física
– Anatomia Humana
– Metodologia da Pesquisa Científica
– Práticas Pedagógicas em Educação Física I
– Atividade acadêmico-cientifico culturais I
– Fisiologia Humana
– Cinesiologia e Biomecânica
– Metodologia de Ensino do Futebol e Futsal
– Psicologia da Educação
– Práticas Pedagógicas em Educação Física II
– Atividade acadêmico-cientifico culturais II
– Filosofia, lógica e Ética
– Didática
– Metodologia de Ensino da Ginástica
– Sociologia e Antropologia Aplicadas à Educação Física
– Práticas Pedagógicas em Educação Física III
– Atividade acadêmico-cientifico culturais III
– Recreação, Jogos e Lazer
– Metodologia do Ensino do Basquete
– Metodologia do Ensino do Handebol
– Educação Física na Educação Infantil
– Práticas Pedagógicas em Educação Física IV
– Atividade acadêmico-cientifico culturais IV
– Estágio Supervisionado I
– Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
– Metodologia de Ensino do Vôlei
– Metodologia de Ensino do Atletismo
– Metodologia de Ensino de Lutas
– Educação Física no Ensino Fundamental
– Atividade acadêmico-cientifico culturais V
– Estágio Supervisionado II
– Educação Física para Grupos Especiais
– Atividades aquáticas aplicadas à Ed. Física Escolar
– Educação Física no Ensino Médio e na EJA
– Primeiros Socorros
– Trabalho de Conclusão de Curso
– Atividade acadêmico-cientifico culturais VI
– Estágio Supervisionado III

Em Breve.

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