Design de Moda

Curso Graduação Tecnológica Design de Moda

Reconhecimento de curso – Portaria 427 de 28 /7/2014.

Turno: Noturno | Grau: Tecnólogo | Duração: 2 (dois) anos | Unidades de oferta: Messejana

Coordenação da Unidade Messejana:
Profa. REGINA CELIA SANTOS

Currículo Resumido
MissãoObjetivosPerfil do EgressoCompetências e HabilidadesGrade CurricularCorpo Docente

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Faculdade Ateneu – FATE tem como missão “ser um curso comprometido com a formação integral do profissional Tecnólogo em Design de Moda nos seus aspectos tecnológicos, científicos, teóricos, culturais, históricos e éticos, conscientizando-o de sua importância como fator determinante para o desenvolvimento das organizações e da sociedade como um todo. Tudo a partir de um processo de socialização do acadêmico com seu meio de atuação e a sociedade a qual pertence”.

Enfatizar a qualidade como instrumento de comprometimento para a formação e a qualificação do Tecnólogo em Design de Moda. Nessa perspectiva, busca-se a formação do profissional eficaz e competente, que transforma idéias em produtos e propõem soluções que estejam de acordo com o contexto sócio-econômico e cultural ao qual pertence. Tudo a partir do compromisso com a formação de massa crítica capaz de desenvolver a região Nordeste em todas as suas potencialidades de desenvolvimento sócio-econômico regional.

Formar profissionais que desenvolvem produtos de moda aplicando visões históricas, sociológicas e prospectivas; pesquisam comportamento, cores, formas, texturas e acabamentos; elaboram portfólios e dossiês; representam graficamente suas criações, além de viabilizarem projetos de produtos de moda. Os profissionais em Design de Moda identificam, analisam e aplicam ferramentas metodológicas de projetos para a indústria do vestuário, estrutura e exercitam as diversas fases do produto, desde a interpretação de tendências até sua execução final.

O egresso em Design de Moda formado pela FATE poderá desempenhar diversas funções nos seguintes ramos de atividades:
– Indústria de aviamentos e acessórios;
– Varejo de moda;
– Magazines e lojas de departamentos;
– Indústria têxtil;
– Indústrias de confecção do vestuário dos diferentes segmentos do setor;
– Departamentos de design, criação e desenvolvimento de produtos;
– Birôs de design de moda e de estilo;
– Prestador de serviço autônomo.

Dessa forma, ao final do curso, o formando terá desenvolvido habilidades para:
– Assumir cargos de design seja em supervisão, gerência, assessoria ou direção, coordenação, desenvolvimento de produtos, criação, consultoria, em empreendimentos públicos ou privados;
– Atuar como agente multiplicador do conhecimento de design;
– Empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações e gerindo-as com competência;
– Coordenar trabalhos técnicos e criativos, estudos, pesquisas e projetos dos setores municipais, estaduais e federais além de inter-regionais;
– Elaborar e analisar planos para o desenvolvimento de produtos e de mercado, considerando fatores e influências externas e internas;
– Internacionalizar os valores de responsabilidade social, justiça, ética profissional e preservação do meio ambiente;
– Compreender a necessidade de um contínuo aperfeiçoamento.

– Atividades Complementares I
– Atividades Complementares II
– Atividades Complementares III
– Atividades Complementares IV
– Comunicação Oficial
– Desenho de Moda Informatizado
– Desenho Técnico de Moda
– Design de Calçados e Acessórios
– Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios
– Ergonomia Aplicada ao Vestuário
– Filosofia, Lógica e Ética
– Fundamentos de Design de Moda
– História da Moda e da Indumentária
– Marketing de Produtos de Moda
– Materiais e Processos Têxteis
– Modelagem Informatizada Aplicada à Moda
– Modelagem Plana Feminina e Masculina
– Modelagem Tridimensional
– Planejamento de Coleções
– Planejamento, Programação e Controle da Produção
– Produção de Moda
– Projeto de Produtos
– Projeto Interdisciplinar I
– Projeto Interdisciplinar II
– Projeto Interdisciplinar III
– Projeto Interdisciplinar IV
– Técnicas de Montagem Industrial

* Disciplinas Optativas
– Análise de conjunturas Social, Política e Cultural
– Design e Sustentabilidade
– História da Arte
– LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
– Metodologia da Pesquisa
– Tópicos Especiais em Design de Moda II
– Visual Merchandising

 

Distribuição de Carga Horária

Disciplinas Carga Horária Créditos
Atividades Complementares 100 H/A 5
Demais Disciplinas 1.600 H/A 80
Total 1.700 H/A 85 créditos

Em Breve.

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