Bacharelado em Educação Física

Autorização de curso  – Portaria 994 de 19/9/2017 – Messejana.
Autorização de curso – Portaria 994 de 19/9/2017 – Ant. Bezerra.

Turno: Matutino/Noturno | Grau: Bacharelado | Duração: 4 (Quatro) anos | Unidades de oferta: Antônio Bezerra e Messejana

Unidade Antônio Bezerra

Coordenação:
Prof. LEANDRO ARAÚJO CARVALHO

Currículo Resumido

Unidade Messejana

Coordenação:
Prof. LEANDRO ARAÚJO CARVALHO

Currículo Resumido
MissãoPerfil do EgressoCompetências e HabilidadesGrade CurricularCorpo Docente

Tem como objetivo qualificar o aluno a analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

O graduado em Educação Física deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões da cultura de movimento humano, visando à formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para ampliar suas possibilidades de adoção consciente, crítica e autônoma da prática regular de atividades motoras, assim como de exercício da livre cidadania como direito e dever de todos ao acesso e à prática de atividades motoras, com caráter educativo, lúdico, corretivo, preventivo, laboral e/ ou inclusivo.

– O Egresso do curso de graduação em Educação Física da Faculdade Ateneu será projetado no sentido de que o educando adquira competências de natureza político-social, ético-moral, pedagógico-profissional e científica. A formação do graduado é concebida, planejada, operacionalizada e avaliada visando à aquisição e desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

– Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;

– Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/ arte marcial, da dança, visando à formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;

– Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades motoras, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades motoras, recreativas e esportivas;

– Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;

– Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades motoras, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades motoras, recreativas e esportivas;

– Conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades motoras, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades motoras, recreativas e esportivas;

– Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;
– Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

PERÍODO 1
Introdução à Educação Física e Planejamento de Carreira
Anatomia Humana
Filosofia e Sociologia do Movimento Humano
Metodologia da Pesquisa Científica
Biologia Celular e Tecidual

PERÍODO 2
Fisiologia humana
Cinesiologia
Epidemiologia do movimento humano
Psicologia do movimento humano
Bioquímica da atividade motora

PERÍODO 3
Fisiologia do movimento humana
Biomecânica
Controle motor
Ética e Moral
Fundamentos de saúde pública em educação física

PERÍODO 4
Socorros de urgência
Seminário temático em educação física
Aprendizagem Motora
Desenvolvimento humano
Medidas e Avaliação da Atividade Motora

PERÍODO 5
Esporte e Deficiência
Atletismo
Fundamentos do Treinamento Esportivo
Ginástica Rítmicas e Artística
Recreação, Jogos e Lazer

PERÍODO 6
Educação Física Adaptada
Musculação
Natação
Voleibol
Hidroginástica
Estagio Profissional Supervisionado I – (Atividade física na Comunidade)

PERÍODO 7
Basquetebol
Educação Física na Terceira Idade
Handebol
Futsal e Futebol
Trabalho de conclusão de curso I – (Projeto de Pesquisa)
Estagio profissional supervisionado II – (Atividade em Academia)

PERÍODO 8
Esportes na natureza e no meio ambiente
Lutas
Gestão de Projetos e Organização de Eventos Esportivos
Posicionamento Profissional
Trabalho de conclusão de curso II
Estagio Profissional Supervisionado III – (Esportes de Alto Rendimento)

Em Breve.

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