ATENEU É MEMBRO DA REDE INTERNACIONAL ACINNET

Dentro do seu plano de internacionalização acadêmica, a Faculdade Ateneu deu um importante passo para promover o intercâmbio de docentes e alunos, bem como a participação da institução em eventos acadêmicos de nível mundial. A Ateneu acaba de ingressar na ACADEMIC INTERNATIONAL NETWORK – ACINNET, uma rede internacional de instituições de ensino superior que nucleia faculdades e universidades de seis países da América e Europa.FATE NA ACINNET

A cada Ano, a ACINNET promove um congresso acadêmico que, em 2017, será sediado em Cochabamba, Bolívia, e produz uma publicação que reúne trabalhos acadêmicos e pesquisas de professores e alunos das IES membros. Trata-se de uma associação privada, de caráter educacional, sem fins lucrativos, constituída por Instituições de Ensino Superior da América do Sul e da Europa. O principal objetivo da rede é o de facilitar e incentivar a cooperação em nível internacional. Atualmente, é composta pelas instituições: Grupo Educacional Unis (Brasil), Instituto Politécnico do Porto (Portugal), Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), Universidad Bernardo O’Higgins (Chile), Universidad Finis Terrae (Chile), Universidad Autónoma de Encarnación (Paraguai), Universidad Abierta Interamericana (Argentina) e Universidad Privada de Ciencias Administrativas y Tecnológicas (Bolívia). Agora, a Faculdade Ateneu também confirma a ACINNET, sendo a única faculdade do nordeste brasileiro dentro da entidade.

A ACINNET tem como principais propósitos coordenar e executar atividades envolvendo programas de ensino e eventos internacionais no ramo educacional, promover os princípios da educação, pesquisa e extensão entre as entidades associadas, apoiar as iniciativas de formação e educação contínua da população à qual as suas entidades associadas estejam inseridas. A Rede promove também fóruns de discussão dos assuntos de interesse educacional, buscando encorajar as entidades associadas e seus líderes na promoção e execução de métodos inovadores de ensino.

A Rede participa ativamente na Revista da UIIPS (ISSN 2182-9608) (de renome e indexada por dois parâmetros internacionais de qualidade), com vista à divulgação das atividades de investigação, pesquisa, ensaio e análise, desenvolvidas pela comunidade académica. Em 2015 a Rede organizou o I Congresso Internacional da ACINNET no Brasil, que teve mais de dez mil participantes. Em 2016, o II Congresso foi realizado no Paraguai (Encarnación) e, em 2017, a Bolívia sediará o III Congresso.

A Rede ACINNET acredita que programas de mobilidade acadêmica estimulam a evolução da sociedade e busca parcerias no âmbito da inovação e investigação, com o objetivo de ampliar a fronteira do conhecimento humano e promover as suas aplicações práticas em benefício da sociedade.

A Faculdade Ateneu agradece à Rede ACINNET pela incorporação, e manterá os seus corpos docente e discente informados sobre os programas de intercâmbio e participação em eventos internacionais.

Para saber mais sobre a ACINNET acesse: http://acinnet.net/