Acessibilidade: UniAteneu realiza II Encontro Off-line

Evento irá discutir acessibilidade na Educação a Distância

BANNER OFFLINE

O Centro Universitário Ateneu realiza nos dias 5 a 9 de novembro, em plataforma virtual, o II Encontro Off-line. Nesta edição, o evento, que busca divulgar novas tecnologias e perspectivas acerca da Educação a Distância, abordará o tema de Acessibilidade na Educação a Distância – EAD.

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações, mas pode representar também o sentido de permitir que o usuário consiga acessar, dentro de suas limitações – físicas, visuais, auditivas, financeiras, tecnológicas ou culturais – a informação desejada.

De acordo Francisco Nunes de Melo Neto, gestor da Coordenação de Apoio ao Estudante – CAE, o número de alunos que aderem à modalidade de ensino a distância tem crescido no país. Para ele, o modelo EAD se mostra como uma alternativa de acessibilidade por diversos motivos.

Ele cita os dados extraídos do Censo da Educação Superior 2016, última pesquisa divulgada pelo Ministério da Educação – MEC, a qual revela que a média de matrículas no EAD atingiu quase 1,5 milhão, representando, aproximadamente, 18,6% do total de entradas na educação superior em todo o país. “Desse total, cerca de 70% são compostos por pessoas maiores de 30 anos, que estudam e trabalham simultaneamente. Essa informação nos permite qualificar, de forma positiva, um dos maiores objetivos do ensino a distância: criar um cenário de educação mais acessível”.

Personagem dessa história, a estudante de Ciências Contábeis, Janaína Rodrigues, diz que a tecnologia a ajudou a trazer de volta aos estudos. “Sofri um acidente de carro e ao ver que não poderia mais andar, pensei em desistir. Minha prima me falou do curso a distância e resolvi tentar. Hoje faço até trabalhos em grupo pela internet. No mundo globalizado não há mais a necessidade de uma presença física para fazer cursos e realizar aprendizados”.

O encontro será transmitido em ambiente virtual, e cada inscrito receberá seu acesso no dia 2 de novembro. Segundo Luciana Duarte, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância – NEAD, o evento será dinâmico. “A cada dia teremos um tema novo, os inscritos deverão assistir aos vídeos, realizar o download dos materiais, responder e interagir no fórum, que funciona 24h”. Cada participante receberá um certificado de 24h de participação.

Para participar, basta realizar a inscrição aqui, para alunos UniAteneu. Outros interessados, não alunos, podem se inscrever neste link.

Mais informações pelo e-mail: encontrooffline.uniateneu@gmail.com