FISIOTERAPIA DO ANTÔNIO BEZERRA FAZ AVALIAÇÃO E ATENDIMENTO DE FUNCIONÁRIOS

O curso de Fisioterapia do Campus Antônio Bezerra entrou no segundo semestre de avaliação e atendimento dos funcionários da Faculdade Ateneu.Fisio do trabalho - 3

O coordenador do curso, Prof. Evaldo Lopes Júnior, relata que os alunos da disciplina de Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia, juntamente com a Profa. Juliana Ramiro,  formaram grupos e receberam orientações durante todo o projeto. Inicialmente os alunos realizam uma avaliação ergonômica do ambiente de trabalho e da saúde dos funcionários como locais de dor, intensidade da dor, goniometria, teste de força muscular, avaliação postural, entre outras.

Após a avaliação e a análise dos dados, os alunos e a professora planejam atividades de ginástica laboral (específica para cada setor, focando nas alterações mais encontradas na análise dos dados da avaliação), alterações ergonômicas nos setores, orientações de posturais e orientação sobre a necessidade de alguma mudança estrutural, caso observada.

Ao final do semestre, os funcionários são reavaliados e comparados os dados após os atendimentos com os encontrados na avaliação pré-atendimento. “Temos observado vários resultados positivos como diminuição da dor, melhora das posturas e os funcionários têm relatado uma melhora na qualidade de vida e aumento da produtividade nas suas atividades, comprovando a importância da Fisioterapia do trabalho nas empresas”, destaca o Professor Evaldo Lopes.

Fisio do trabalho - 6